UCLA Lança Curso de Literatura Comparativa com Materiais de IA
No inverno de 2025, uma aula de literatura comparativa na UCLA terá materiais didáticos, atividades e recursos de assistentes gerados por inteligência artificial.
A disciplina em questão é uma abordagem sobre a literatura que vai desde a Idade Média até o século XVII. Os materiais utilizados na aula serão gerados pela Kudu, uma plataforma de livros didáticos “evoluída” criada por Alexander Kusenko, professor de física e astronomia da UCLA. A universidade afirma que esta será a primeira classe em sua divisão de humanidades com materiais desenvolvidos pela Kudu.
A professora Zrinka Stahuljak forneceu à Kudu anotações, apresentações de PowerPoint e vídeos do YouTube de versões anteriores da disciplina para a criação desses materiais. O processo de elaboração do curso pode levar de três a quatro meses, mas a UCLA informa que a carga horária para os professores deve ser limitada a 20 horas. Além disso, a Kudu compensa os docentes pelo tempo dedicado.
Stahuljak comentou que essa abordagem deve liberar tempo para ela e seus assistentes trabalharem mais de perto com os alunos, garantindo uma entrega mais consistente dos materiais do curso. Os estudantes também poderão fazer perguntas à Kudu sobre o conteúdo, com as respostas sendo baseadas apenas no material fornecido pela professora, ao invés de depender da vastidão da internet.