Stainless Revoluciona SDKs com Inteligência Artificial

Stainless Revoluciona SDKs com Inteligência Artificial

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Stainless: A Revolução na Criação de SDKs com o Uso de Inteligência Artificial

Os desenvolvedores esperam que os fornecedores de tecnologia ofereçam kits de desenvolvimento de software, conhecidos como SDKs, junto com seus produtos. Isso facilitaria a criação de aplicativos utilizando essas soluções. Entretanto, muitas empresas apenas disponibilizam APIs, que são protocolos que permitem a comunicação entre componentes de software.

Segundo Alex Rattray, fundador da Stainless, a inteligência artificial pode ser uma aliada nesse processo. A Stainless utiliza IA para gerar SDKs a partir de APIs de forma automática e em tempo real.

Rattray explica que, sem um SDK, os usuários de API são obrigados a ler a documentação e desenvolver tudo por conta própria. Porém, não existe uma maneira fácil para que os fornecedores criem SDKs para suas APIs em larga escala.

A Stainless recebe uma especificação de API e gera SDKs em diversas linguagens de programação, incluindo Python, TypeScript, Kotlin e Go. À medida que as APIs evoluem e mudam, a plataforma mantém seus usuários atualizados com opções para versionamento e publicação de changelogs.

Enquanto um fornecedor típico pode ter desenvolvedores internos criando bibliotecas em várias linguagens para se conectar à sua API, a Stainless utiliza IA para produzir uma configuração inicial, que as equipes podem ajustar conforme sua necessidade. Rattray afirma que isso evita problemas como inconsistência e desatualização das bibliotecas, garantindo upgrades mais ágeis e uma integração mais rápida.

“Estamos rapidamente entrando em um mundo onde todos têm acesso a um engenheiro de nível especialista em seu bolso”, disse ele. “Com essa mudança, cada empresa com um site verá suas APIs evoluírem de uma funcionalidade para usuários avançados para uma interface primária para todos os usuários. Empresas sem APIs de qualidade se tornarão tão anacrônicas quanto um restaurante sem site.”

Muito da funcionalidade da Stainless se baseia nas experiências de Rattray na indústria. Ele, que é formado em economia, aprendeu programação enquanto estudava na UPenn, o que o levou a um emprego na Stripe como engenheiro na equipe de plataforma de desenvolvedores. Na Stripe, Rattray ajudou a reformular a documentação da API e lançar o sistema que alimenta o SDK do cliente da API da Stripe.

A Stainless não é o único gerador de API para SDK disponível no mercado. Existem outras opções como LibLab e Speakeasy, além de projetos de código aberto, como o OpenAPI Generator.

No entanto, Rattray argumenta que a Stainless oferece mais refinamento devido à utilização de IA.

“Embora o OpenAPI Generator exista, muitos clientes mencionam que tentaram usá-lo”, disse Rattray. “E ele não atendeu às expectativas na qualidade do código gerado, muitas vezes exigindo muito mais trabalho para editar as saídas e adequá-las.”

Esse refinamento pode ser o que atraiu gigantes da tecnologia como OpenAI, Anthropic e Meta para a plataforma da Stainless, assim como Runway, Groq, Cerebras, Modern Treasury e Cloudflare. Rattray afirma que a empresa atualmente conta com “centenas” de clientes pagantes, e que seus SDKs estão sendo baixados dezenas de milhões de vezes a cada semana.

A maioria dos clientes opta pelo nível empresarial da Stainless, que oferece serviços adicionais personalizados e funcionalidades específicas para IA. Publicar um único SDK é gratuito, mas as empresas devem desembolsar entre $250 por mês e $30.000 por ano para múltiplos SDKs em várias linguagens de programação.

Rattray afirmou que a receita recorrente anual da empresa gira em torno de $1 milhão e que a Stainless está próxima da lucratividade. Para crescer, a empresa recentemente finalizou uma rodada de investimento Série A de $25 milhões, liderada pela a16z, com participação da Sequoia, The General Partnership, Felicis, Zapier e MongoDB.

Com isso, o total arrecadado é de aproximadamente $35 milhões, e esse novo capital será direcionado para expandir a equipe de 20 pessoas da Stainless, segundo Rattray.

“O negócio é muito eficiente, mas decidimos levantar capital para acelerar o desenvolvimento em direção à nossa visão”, acrescentou. “SDKs são apenas o primeiro ato — nossa visão é construir uma plataforma abrangente que os desenvolvedores procurem para tudo relacionado a APIs.”

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais

Veja Também

  • All Posts
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política