WP Engine Consegue Uma Liminar em Caso Contra Automattic
WP Engine acaba de conquistar uma liminar preliminar contra a Automattic, empresa controladora do WordPress. Na última terça-feira, um juiz de um tribunal distrital da Califórnia ordenou que a Automattic parasse de bloquear o acesso da WP Engine aos recursos do WordPress.org e de interferir em seus plugins.
Essa decisão vem após a WP Engine, um serviço de hospedagem de terceiros para WordPress, ter movido um processo alegando que a Automattic e seu CEO, Matt Mullenweg, estavam causando “múltiplas formas de dano irreparável imediato”. Em seguida, pediram ao tribunal que restrições de acesso impostas por Mullenweg fossem suspensas.
No mês passado, Mullenweg lançou uma campanha pública contra a WP Engine, acusando o serviço de utilizar indevidamente a marca WordPress e de não contribuir o suficiente para a comunidade. Após impedir o acesso da WP Engine aos servidores do WordPress.org, a Automattic ainda assumiu o controle do plugin ACF da WP Engine.
A Decisão Judicial
A juíza Araceli Martínez-Olguín encontrou mérito nas alegações da WP Engine, afirmando que as ações da Automattic prejudicaram as relações comerciais. Ela declarou que a “conduta de Mullenweg parece destinada a induzir a quebra ou a interrupção da atividade comercial”. Quanto à argumentação da Automattic, que culpou a WP Engine por depender do WordPress.org para suas operações, a juíza não considerou a defesa convincente.
“Embora os Réus caracterizem o dano da WP Engine como autoimposto porque construíram seu negócio em um site ‘para o qual não tinham direito contratual de uso… a papel dos Réus em permitir que esse dano se concretizasse através de suas ações direcionadas recentes não pode ser ignorado”, afirmou a decisão.
A juiz determinou que a WP Engine demonstrou que sofrerá danos irreparáveis sem a concessão da liminar, impactando também os membros da comunidade WordPress. Assim, a Automattic deverá remover a lista de empresas que exibia em um site criado para acompanhar clientes que deixavam a WP Engine. Além disso, terá que eliminar a checkbox que pedia aos usuários do WordPress para confirmar que não estão afiliados à WP Engine ao fazer login.
A Automattic e a WP Engine foram contatadas para comentários, mas não houve retorno imediato.