NueBird: Automação de TI com IA Generativa

NueBird Automação de Operações de Confiabilidade em TI com IA Generativa

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

NueBird: Automação de Operações de Confiabilidade em TI com IA Generativa

No final do ano passado, Goutham Rao e Vinod Jayaraman fundaram a NueBird com o objetivo de automatizar tarefas de operações de confiabilidade de sites em TI utilizando IA generativa.

A dupla já tinha experiência no setor, pois vendeu sua startup de armazenamento em nuvem, a Portworx, para a PureStorage por 370 milhões de dólares, o que proporcionou ampla compreensão dos desafios enfrentados pelas empresas atualmente.

“É muito difícil encontrar bons engenheiros de confiabilidade em sites. Há muita rotatividade”, afirmou Rao, CEO da NueBird, em entrevista ao Visualizer. “Além disso, o stack de TI moderno continua se tornando mais e mais complexo. Apenas humanos não conseguem acompanhar esse tipo de mudança.”

Para enfrentar essa complexidade crescente, a NueBird desenvolveu o Hawkeye, uma ferramenta alimentada por IA que pode identificar, diagnosticar e resolver problemas rapidamente, liberando engenheiros humanos para trabalhos mais estratégicos.

A empresa levantou 22 milhões de dólares em uma rodada inicial em abril, com a Mayfield, e avaliou a companhia em 100 milhões de dólares. Inicialmente, a NueBird não procurava mais investimentos, mas quando o fundo de investimento da Microsoft, M12, entrou em contato, eles não conseguiam recusar.

Como muitos dos clientes da NueBird operam na nuvem Azure, a parceria pode ajudar a companhia a expandir sua solução para um mercado maior.

Expansão e Inovações

Nesta quarta-feira, a NueBird anunciou uma extensão de 22,5 milhões de dólares na rodada inicial, liderada pela M12, com a participação da Mayfield, Stepstone Group e Prosperity7 Ventures.

Embora extensões geralmente sejam realizadas por empresas que não crescem rapidamente, esse não é o caso da NueBird. Rao mencionou que chamou essa rodada de “seed-1” precisamente porque a empresa deseja levantar um financiamento maior de investidores tradicionais da Série A no futuro, acrescentando que a avaliação para essa rodada foi “muito mais alta” do que o financiamento anterior.

Com base no interesse dos investidores, a NueBird parece estar indo muito bem.

As empresas podem “contratar” o Hawkeye para buscar alertas e alarmes ativos em um ciclo contínuo durante o dia. Assim que o Hawkeye identifica um problema, tenta solucioná-lo, mas se não teve sucesso, o incidente é escalado para um engenheiro humano.

O Hawkeye funciona utilizando raciocínio LLM para verificar logs de qualquer sistema, incluindo aqueles construídos sob medida. Rao destacou: “Os LLMs já viram tantas configurações de aplicações diferentes que a probabilidade de encontrar uma linha de log com a qual não se entenda é mínima.”

O Hawkeye acessa todos os sistemas em um modo somente leitura, o que significa que não armazena nenhum dado proprietário dos clientes. Isso é essencial para bancos e outras organizações que precisam proteger informações pessoais identificáveis.

“O Hawkeye não precisa ver a aplicação ou os dados da aplicação. Não precisamos ver seus registros transacionais”, explicou. “O que estamos analisando é apenas a saúde dos dados. Há alarmes? Existem erros nos logs? A CPU está alta demais?”

A empresa já conseguiu conquistar clientes diversos, que vão desde grandes montadoras até instituições financeiras e farmacêuticas, além de startups com apenas 30 funcionários e um único engenheiro de operações de TI que não consegue dar conta dos chamados de incidentes. Embora algumas dessas organizações ainda estejam testando o produto, muitas já migraram para o modo de produção nos últimos meses.

Concorrência e o Futuro do Mercado

Apesar do interesse que a NueBird atrai dos investidores, não é a única startup focada em tarefas de SRE potenciadas por IA. A Y Combinator apoiou três delas apenas em 2024 (SRE.ai, Opslane, Parity), além de outras que também lançaram suas soluções, como a Cleric. Além disso, grandes players como a Moogsoft também oferecem recursos de resposta a incidentes automatizados.

Certa forma, assim como na automação de vendas e atendimento ao cliente, copilotos ou colegas de equipe, como mencionou o parceiro administrador da Mayfield, vêm transformando muitas funções de desenvolvedores e DevOps. Com o nível de entusiasmo demonstrado pelos investidores, a NueBird certamente é uma empresa para ficar de olho.

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais

Veja Também

  • All Posts
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política