Apple traz novidades com Inteligência Artificial em iOS 18.2

Inteligência Artificial da Apple Surge com Novas Sugestões em iOS 18.2

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Inteligência Artificial da Apple Surge com Novas Sugestões em iOS 18.2

Estava prestes a aceitar a sugestão do meu amigo para almoçar — um restaurante indiano na 2ª avenida — quando a Inteligência Artificial da Apple entrou em ação com uma nova ideia. “Que tal o The Ritz?” apareceu acima do teclado como uma resposta sugerida, destacada com aquele famoso brilho arco-íris da IA. A outra resposta sugerida, “Parece bom!”, era muito mais razoável. No entanto, ignorando ambas, digitei minha confirmação, pulei na minha bicicleta e me dirigi ao centro de Seattle, onde, para meu conhecimento, não há Ritz.

Novidades em iOS 18.2

Respostas sugeridas não são uma novidade no iOS 18.2, mas fazem parte do conjunto de funcionalidades da Apple que se consolidou com o lançamento público desta semana. Essas sugestões que recebi enquanto planejava o almoço resumem bem minha experiência com a IA da Apple até agora: ocasionalmente úteis, às vezes completamente fora do alvo e muitas vezes, boas para uma risada. Entretanto, uma vez que a novidade passa, fica fácil ignorar — assim como os recursos de IA em qualquer outro smartphone chamado de inteligente que usei este ano.

A Apple precisou lançar algo para os seus iPhones “construídos para a Inteligência da Apple”. Levaram tempo para chegar até aqui. O primeiro conjunto de recursos de IA foi lançado com o iOS 18.1 no final de outubro, incluindo resumos de notificações e e-mails, ferramentas de escrita generativa e uma ferramenta de limpeza que elimina distrações de fotos. Parecia bastante básico, mas a Apple precisava introduzir alguma coisa para os seus novos iPhones.

Novos Recursos em iOS 18.2

Agora, o iOS 18.2 chegou oficialmente após meses de testes beta com uma série mais robusta de atualizações: o aplicativo Image Playground para geração de imagens, Genmoji e uma extensão do ChatGPT para a Siri. Você também conta com a Visual Intelligence, mas apenas nos iPhones 16 ou 16 Pro, por motivos que ainda não estão claros. Claro, mais novidades estão por vir, mas a Apple finalmente lançou um conjunto de recursos de IA que se assemelha aos da Samsung e do Google. O problema é que todos esses fabricantes ainda estão longe de oferecer os smartphones inteligentes com IA que nos prometeram.

Siri e o ChatGPT

A grande atualização da Siri no iOS 18.2 é a adição do ChatGPT. Ela continuará definindo temporizadores e respondendo suas perguntas básicas como antes, mas agora pode enviar consultas mais complexas ao ChatGPT. Essa função é opcional e não requer uma conta OpenAI para usar, o que é um ponto positivo. Ela ainda é tão propensa a errar quanto antes, mas pode servir como um bom ponto de partida se você precisar de assistência em um tópico complexo.

No Android, a IA Gemini do Google se tornou a assistente de voz padrão. Embora tenha iniciado sem muitas funcionalidades básicas, vem gradualmente se aproximando de uma paridade em recursos. Agora, pode definir temporizadores, tocar suas playlists do Spotify e até ajudar no brainstorming de ideias para o jantar. Isso é ótimo se você não souber o que fazer com alguns vegetais murchos, mas o verdadeiro teste será quando essas assistentes de voz puderem realizar ações efetivas em nossos smartphones.

Image Playground e Genmoji

Entre as atualizações do iOS 18.2, o Image Playground é provavelmente o mais chamativo. É um aplicativo independente, mas uma vez que você entra na lista de espera, libera ferramentas de criação de imagens em outras partes do sistema operacional também. É semelhante ao Pixel Studio do Google, mas com regras mais rígidas — o que é uma boa notícia, principalmente. Pedidos para criar imagens de Pikachu fazendo coisas perigosas foram negados, o que é ótimo para o adorável personagem.

Embora seja divertido gerar imagens de seus amigos como chefs ou astronautas, o Image Playground não escapa das armadilhas de outras ferramentas de IA, com resultados que muitas vezes não parecem corretos ou são simplesmente estranhos. Assim como outras ferramentas de IA, ele é uma máquina de adivinhação e frequentemente produz imagens até razoáveis, mas também erra, como quando sua versão de avocado toast inclui um caroço. E não peça para criar mãos, porque você não vai gostar do resultado.

As novidades com Genmoji são ainda mais limitadas e, na minha experiência, acerta bastante. Porém, há várias limitações, como o tamanho minúsculo dos emojis, que dificultam detalhes. Eles devem ser pequenos, mas você pode se empolgar e adicionar muitos elementos, só para perceber que quase nada é visível no produto final. Eles não funcionam bem em grupos de mensagens com RCS, o que para mim é um problema, pois minha principal função para essa característica é responder a mensagens familiares com emojis divertidos.

Reflexões Finais

Com o iOS 18.2, também é possível orientar a IA para que um texto soe de uma certa maneira. Você não está mais preso apenas às descrições “profissionais” ou “amigáveis”. Agora pode fazer com que seu texto soe como se o Mr. T o tivesse escrito, e a IA adicionará muitas expressões divertidas. Isso é curioso e, sim, um pouco engraçado.

No entanto, assim como os recursos de geração de imagens, isso parece ser o básico que a IA precisa oferecer atualmente. Podemos nos divertir fazendo o ChatGPT escrever cantigas engraçadas. Entretanto, ter essa capacidade embutida no meu telefone não torna a experiência mais útil, e a interface de seleção de texto da Apple só aumenta a frustração. Eu lamento por quem comprou um iPhone 16 com a promessa da Inteligência da Apple.

Minha maior crítica à IA nos smartphones hoje em dia é que frequentemente faz o que se espera dela, mas raramente é útil. Não parece que está resolvendo um problema real que eu tenha. Este tem sido meu feedback sobre os dispositivos deste ano da Google e Samsung; agora, a Apple está pelo menos na conversa. No entanto, todos estão na mesma situação, sob pressão para entregar algo em 2025 que não seja apenas uma coleção de truques engraçados — a novidade está se esgotando rapidamente.

Felipe Massari

Visuailzer co-founder

Psicólogo e Neurocientista, especialista em Neuromarketing e Marketing Digital. Domina Engenharia de Prompts e Redes Neurais. Atua no Comercial e Vendas, unindo Ciência, Tecnologia e estratégia para criar soluções inovadoras e focadas em resultados para Empresas.

Veja Também

  • All Posts
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política