NASA Identifica Causa do Acidente do Helicóptero Ingenuity em Marte
Em antecipação a um relatório técnico completo que deve ser divulgado nas próximas semanas, os engenheiros do Jet Propulsion Laboratory da NASA e da AeroVironment revelaram o que acreditam ser a causa do acidente do Helicóptero Ingenuity em Marte, ocorrido em 18 de janeiro de 2024.
O sistema de navegação visual da aeronave, projetado para rastrear características texturizadas na superfície de Marte, se confundiu com uma área de terreno arenoso e liso. Isso resultou em estimativas de velocidade incorretas, levando a um pouso brusco.
Erro de Navegação e Impacto no Terreno
Baseando-se em dados remotos, incluindo fotografias tiradas após o voo, os investigadores acreditam que “erros de navegação criaram altas velocidades horizontais no toque”, o que, na maioria das vezes, resultou em um “impacto forte na inclinação da ondulação de areia”, fazendo com que o Ingenuity se desestabilizasse.
Uma ilustração que detalha o que a NASA acredita que aconteceu com o Ingenuity após seu voo final. Ilustração: NASA/JPL-Caltech
Danos aos Pás do Rotor
Os engenheiros da NASA inicialmente presumiram que as lâminas do rotor do Ingenuity foram danificadas após o contato com a superfície de Marte durante a queda. No entanto, agora acreditam que elas se quebraram porque “a rápida mudança de atitude resultou em cargas nas lâminas de rotor de rápida rotação além de seus limites de projeto”. Um pedaço de uma das lâminas do rotor foi localizado a cerca de 15 metros do local final da aeronave.
Perda e Restabelecimento de Comunicação
A comunicação foi perdida durante o acidente devido a vibrações excessivas no sistema de rotor danificado e desequilibrado, o que gerou uma demanda de energia excessiva. Entretanto, apesar de estar permanentemente fora de operação, a comunicação foi restabelecida no dia seguinte. O Ingenuity “ainda transmite dados sobre o clima e testes de aviação para o rover Perseverance aproximadamente uma vez por semana”, o que, segundo a NASA, “já está se mostrando útil para os engenheiros que trabalham em futuros designs de aeronaves e outros veículos para o planeta vermelho”.
Um Sucesso Além das Expectativas
Originalmente projetado para realizar apenas cinco voos experimentais durante um mês em Marte, o Ingenuity operou por quase três anos e acumulou mais de duas horas de tempo de voo em 72 voos.