Liquid AI: A Nova Startup de IA que Está Revolucionando o Setor
A Liquid AI, uma startup de inteligência artificial co-fundada pela renomada especialista em robótica Daniela Rus, acaba de levantar $250 milhões em uma rodada de financiamento Série A liderada pela AMD. Segundo informações do Bloomberg, essa rodada valoriza a startup em mais de $2 bilhões.
O objetivo da Liquid AI é criar sistemas de IA de propósito geral, baseados em um modelo de IA relativamente novo chamado rede neural líquida. Essas redes são formadas por “neurônios” que são regidos por equações que preveem o comportamento de cada neurônio ao longo do tempo. A parte “líquida” da expressão refere-se à flexibilidade da arquitetura; inspiradas nos “cérebros” de minhocas redondas, as redes neurais líquidas não apenas são muito menores do que os modelos tradicionais de IA, mas também requerem muito menos poder computacional para operar.
A Liquid AI planeja desenvolver redes neurais líquidas personalizadas para aplicações em várias áreas, como e-commerce, eletrônicos de consumo e biotecnologia. Como parte do investimento da AMD, a Liquid AI anunciou que trabalhará em colaboração com a fabricante de chips para otimizar seus modelos para as GPUs, CPUs e aceleradores de IA da AMD.
Essa inovação promete não apenas revolucionar a forma como as inteligências artificiais são construídas e operadas, mas também tornar a tecnologia acessível a uma gama mais ampla de aplicações. Com a combinação da expertise de Daniela Rus e o sólido apoio da AMD, a Liquid AI está posicionada para liderar a próxima onda de evolução em IA.