Suspeito do Tiroteio e a Peak Design: Fatos e Rumores

Suspeito do Tiroteio da UnitedHealthcare e Conexões com a Peak Design

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Suspeito do Tiroteio da UnitedHealthcare e Conexões com a Peak Design

Quando as primeiras imagens granuladas do suspeito do tiroteio da UnitedHealthcare começaram a circular, alguns espectadores notaram um detalhe que parecia pequeno: o homem usava uma mochila Peak Design Everyday V1. Desde então, em plataformas como Threads e TikTok, começou a circular uma acusação frequente: a Peak Design “rastreou” o proprietário da mochila usando o número de série do produto.

Contudo, a empresa declarou que isso é absolutamente falso. Em uma declaração divulgada no Instagram e compartilhada com o Visualizer na tarde de sexta-feira, o CEO Peter Dering afirmou: “A Peak Design não forneceu informações sobre clientes à polícia e só o faria mediante ordem judicial”.

Ele também acrescentou: “Não podemos associar um número de série de produto a um cliente, a menos que esse cliente tenha registrado voluntariamente seu produto em nosso site”. A declaração explica que os números de série no modelo V1 da mochila Everyday “não eram únicos ou identificáveis… Não implementamos números de série únicos até as versões V2 da nossa mochila Everyday”.

O Contexto do Incidente

Então, como chegamos até aqui? Em imagens do assassinato do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, o atirador é visto com uma mochila cinza que possui uma aba superior. A NYPD acredita que é a mesma mochila encontrada no Central Park poucos dias depois. O modelo encontrado é cinza com detalhes pretos e um que parece ser um botão de contraste em tom bege na aba — muito parecido com o modelo “Everyday” V1 da Peak Design, que não é mais vendido, mas a sua popularidade é tão grande que já foi chamado de “a mochila de facto dos jornalistas de tecnologia”.

Dering notou as semelhanças também. Em entrevista ao New York Times na semana passada, ele comentou que o item provavelmente foi comprado entre 2016 e 2019. Dering relatou ao Times que contatou a linha de dica da NYPD para compartilhar o que sabia e se comprometeu a fazer “tudo o que for possível” para identificar o atirador, incluindo consultar a equipe jurídica da Peak Design para verificar o que poderia ser compartilhado com a polícia.

A matéria do Times tem apenas 300 palavras, mas parece ter gerado uma onda de raiva entre os simpatizantes do suspeito, Luigi Mangione. Apesar da falta de menção a um código de série, o boato se espalhou rapidamente antes da negação da empresa.

Reações nas Redes Sociais

No subreddit da Peak Design, que é moderado pela marca, começaram a aparecer posts discutindo a suposta capacidade da empresa de rastrear clientes usando o número de série da mochila. Além disso, foram compartilhadas dicas de como deletar informações pessoais.

As reclamações giram em torno do fato de que Dering forneceu qualquer informação à polícia — uma mudança significativa nas atitudes públicas em relação ao assassinato. Em um e-mail de acompanhamento ao Visualizer, Dering acrescentou: “Se você optar por registrar um produto Peak Design e ele for perdido ou roubado, você pode entrar em contato com nossa equipe de atendimento ao cliente e ter seu registro apagado, para que a mochila não possa ser rastreada até você”.

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais

Veja Também

  • All Posts
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política