OpenAI Não Planeja Lançar API para Sora
A OpenAI anunciou que não há planos para o lançamento de uma API para o Sora, seu modelo de IA capaz de gerar vídeos razoavelmente realistas a partir de descrições de texto ou imagens de referência.
Durante uma sessão AMA (pergunte-me qualquer coisa) com membros da equipe de desenvolvimento da OpenAI, Romain Huet, líder de experiência do desenvolvedor na OpenAI, afirmou: “Ainda não temos planos para uma API do Sora”.
A razão para essa decisão pode estar relacionada a questões de capacidade. A OpenAI foi forçada a fechar as inscrições para sua suíte de criação e edição de vídeos impulsionada pelo Sora logo após seu lançamento, devido ao tráfego mais intenso do que o esperado. O CEO da OpenAI, Sam Altman, se desculpou via X.
“Subestimamos significativamente a demanda pelo Sora”, escreveu Altman. “Vai demorar um pouco para que todos tenham acesso. Estamos tentando descobrir como fazer isso o mais rápido possível!”
A OpenAI reabriu as inscrições para o Sora há alguns dias e sua decisão de não priorizar uma API para o Sora pode colocar a empresa em desvantagem em comparação a um de seus principais concorrentes, a Google. A gigante da tecnologia lançou uma API com acesso limitado para seu modelo de geração de vídeos, Veo, no início de dezembro. E, esta semana, a Google informou que o sucessor do Veo, Veo 2, cujos resultados viralizaram pela qualidade impressionante, deve receber uma API em 2025.
A AWS já possui uma API para seu modelo de vídeo recém-lançado, Nova Reel. Além disso, várias startups que se concentram em vídeos gerados por IA também oferecem APIs para seus modelos. Uma dessas empresas, Runway, afirma que sua API foi utilizada por “algumas das maiores empresas de tecnologia do consumidor para gerar de maneira confiável milhões de vídeos para seus usuários.”