Declínio do Tráfego Orgânico impulsionado por Resultados gerados por IA
Em 2024, muitos sites experimentaram uma queda significativa em seu tráfego orgânico, em grande parte devido ao crescimento dos resultados de busca gerados por inteligência artificial. Muitas consultas não estão mais levando a cliques e, mesmo quando os usuários clicam, fica difícil para as empresas terem mais contextos sobre as pesquisas realizadas em aplicativos como ChatGPT ou Perplexity.
A solução para esse problema é muitas vezes chamada de otimização de motores gerativos, ou GEO, fazendo uma alusão ao SEO. “Alguns a chamam de otimização da visibilidade de busca com IA, que é um pouco mais longa, mas eu acredito que seja um pouco mais precisa”, afirmou Thomas Peham, CEO da Otterly.AI.
Início e Crescimento da Otterly
Conhecida por sua atuação no mercado, a Otterly lançou-se no Product Hunt no início deste ano com algum sucesso. Posteriormente, o Google fez alterações que abalaram tudo.
“Para ser honesto, a realidade foi que reconstruímos o produto do zero após o Google introduzir as Visões Gerais de IA em maio”, disse Peham. Essas visões são uma implementação de resultados aprimorados por IA, frequentemente resultando em chamadas zero-click searches, onde os usuários não vão além do mecanismo de busca.
Impacto das Novas Funcionalidades do Google
Com a expansão das Visões Gerais de IA em todo o mundo, as empresas que contavam com tráfego orgânico estão sentindo os efeitos negativos. Peham deu o exemplo de um negócio SaaS que viu sua presença de busca orgânica diminuir nos EUA e, através da Otterly, percebeu que o Google apresentava resultados de Visões Gerais de IA para metade de suas palavras-chave de SEO.
Transformando Conhecimento em Ação
O próximo passo é como tornar esse conhecimento acionável, especialmente quando os LLMs são frequentemente descritos como uma caixa-preta. Essa é uma das razões pelas quais a Otterly planeja adicionar um motor de recomendações. Neste interim, a startup passou de rastreamento mensal para semanal, permitindo que as equipes de marketing realizem experimentos para otimizar seu conteúdo e vejam rapidamente o que pode estar funcionando ou não.
Embora essa adaptação se assemelhe parcialmente ao SEO, o foco nos cliques é menor. “Acredito que chamar isso de otimização da visibilidade de busca com IA destaca o aspecto de que nós, como equipes de marketing, também precisamos pensar sobre a posição da nossa marca e sua visibilidade”, afirmou Peham.
A Trajetória de Peham e o papel dos Co-fundadores
Thomas Peham passou a maior parte de sua carreira no marketing. Como ex-VP de marketing na empresa de CMS Storyblok, ele fundou a Otterly para entender como o ChatGPT estava impactando a busca do ponto de vista das marcas.
Eventualmente, ele se juntou a dois co-fundadores, Josef Trauner e Klaus M. Schremser, que foram respectivamente o ex-CEO e chefe de crescimento da Usersnap, uma plataforma de feedback de usuários que foi vendida para a saas.group em 2023.
Ter dois cofundadores ajuda na divisão de tarefas, com Schremser focado em operações e produto, enquanto Trauner cuida dos aspectos técnicos. Também contribui o fato de que a dupla já teve uma saída conjunta anteriormente. O incubador de Peham, GroWTF, também apoiou a Otterly, mas a startup não buscará financiamento externo.
Futuro da Otterly e Colaboração com Semrush
Peham destacou que a Otterly planeja continuar crescendo com sua base de clientes, com a ambição de se tornar algo parecido com o que a Semrush ou a Ahrefs são para SEO, mas no espaço de busca por IA.
Há sempre o risco de que essas empresas decidam expandir seu escopo e se tornem concorrentes diretas. No entanto, a Otterly espera que seja possível trabalhar em conjunto e planeja anunciar detalhes de uma parceria com a Semrush no próximo mês.