Atualização no Programa Celular Seguro
A partir desta quinta-feira (19), o programa Celular Seguro anuncia uma novidade: uma atualização que introduz uma nova modalidade de bloqueio parcial. Este bloqueio vai afetar apenas a linha telefônica e os aplicativos, especialmente os bancários.
Ao escolher essa nova opção, um usuário que foi vítima de roubo ou furto pode manter seu celular ativo. Isso significa que o aparelho poderá se conectar novamente à rede de telefonia. Como resultado, há mais chances de que o dispositivo seja rastreado e recuperado pela polícia.
Impacto do Programa
Desde o seu lançamento, o programa Celular Seguro já registrou mais de 57 mil bloqueios em apenas seis meses. É um número que comprova a eficácia da ação.
Os usuários ainda têm a opção de acionar o bloqueio geral. Essa função, que estava em uso anteriormente, não só bloqueia a linha e os aplicativos, mas também impede o rastreio do aparelho ao bloquear o IMEI (que é a identidade do celular).
Como Funciona o Processo de Recuperação
Conforme informações do Ministério da Justiça, responsável pelo programa, as operadoras de telefonia notificarão quando um celular da lista de bloqueio parcial se reconectar à rede com um novo chip. Essa informação será repassada à Secretaria de Segurança Pública do respetivo estado, o que permitirá que a Polícia Civil tome medidas para recuperar o aparelho.
Novidades em Breve
O ministério também anunciou que nos próximos 90 dias deverá lançar novas funcionalidades no Celular Seguro. Uma das mais esperadas é a possibilidade de consultar a lista de aparelhos com restrição. Isso facilitará a vida de quem está comprando um novo celular, permitindo que verifique se o aparelho não é fruto de furto ou roubo.
Além disso, está nos planos uma verificação automática de novas linhas em dispositivos com restrições. Isso integrará o programa a uma plataforma nacional que está sendo desenvolvida pelo ministério, visando criar uma rede eficaz de recuperação de celulares.
Notificações para Aparelhos em Restrição
Outra medida em desenvolvimento é a criação de notificações automáticas. Quando um celular em situação de restrição for habilitado e se conectar à rede, uma notificação será enviada ao usuário. O intuito é alertar que aquele aparelho está sendo buscado e deve ser devolvido.
Tecnologia aliada à recuperação de direitos
A nova modalidade de bloqueio parcial do Celular Seguro é um avanço necessário. Permitir rastreamento sem desligar o aparelho dá à polícia uma chance real de recuperá-lo. É mais uma vitória para quem já perdeu muito em assaltos. Tecnologia e segurança pública finalmente se unem em favor do cidadão.