Digitando na TV: um desafio superado com a Direction9
Digitar em uma TV pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Aqueles teclados virtuais longos e embaralhados não só são inconvenientes, como também representam um grande problema para quem quer criar conteúdos para a tela grande.
Na CES 2025, conheci uma solução que promete mudar isso. Apresentada pela Direction9, a empresa esteve desenvolvendo um novo sistema de digitação por cerca de um ano, inspirado em uma maneira antiga: o T9. Para quem não lembra, o T9 surgiu por necessidade, em uma época em que os botões dos celulares eram apenas numéricos. Confira uma demonstração aqui.
Como funciona o sistema Direction9
O sistema da Direction9 apresenta as letras organizadas em uma grade de três por três, com várias letras atribuídas a cada número, exatamente como o T9. Quando você abre o teclado, o cursor começa no meio da grade e você pode clicar para selecionar a letra desejada. A cada vez que você clica no botão do meio para escolher uma letra, o cursor retorna ao centro, facilitando a navegação e tornando a digitação mais rápida.
A Direction9 oferece um modo “inteligente” para ajudar na digitação. Ao clicar no botão “abc”, seguido do “def” e novamente no “def”, o sistema tenta adivinhar a palavra que você está digitando. Se preferir, é possível desligar esse recurso e escolher as letras manualmente. Ao clicar em “abc”, uma nova grade aparece, permitindo que você selecione entre as letras disponíveis.
Teclas adicionais e funcionalidade
Além das letras, as teclas essenciais como Enter, Espaço e Voltar estão dispostas ao redor da grade. A inovação aqui é que você pode selecionar essas teclas sem precisar pressionar Enter. Basta clicar sobre o botão Enter, e ele irá automaticamente executar a ação.
O CEO da Direction9, Leon Chang, já havia apresentado uma versão preliminar desse teclado na CES do ano passado. Atualmente, a empresa está em negociações para integrar seu teclado a aplicativos de streaming e smart TVs. No entanto, por enquanto, ainda não está disponível no mercado.
Facilidade e eficiência na digitação
Embora o processo possa parecer um pouco complicado, consegui me familiarizar com o sistema em apenas 30 segundos, durante uma visita ao estande da Direction9 na CES Unveiled. Segundo Chang, um dos atrativos do software é que é possível aprender a utilizá-lo sem olhar para a tela e, após um ou dois minutos, eu já estava digitando com facilidade. O sistema de predição inteligente teve dificuldades com palavras mais complexas, como “Shogun”, mas geralmente entendia o que eu queria digitar.
Embora não seja perfeito e tenha uma curva de aprendizado maior que o teclado tradicional na tela, foi a maneira mais rápida que já usei para digitar em uma TV. E isso, de certa forma, vale muito!
Opinião: A proposta da Direction9 é sem dúvida uma inovação para a experiência de usuário nas TVs. Se funcionarem como prometido, deixará a frustração da digitação em segundo plano e, quem sabe, até abrirá portas para novas formas de interação com conteúdos na tela grande.