Compatibilidade em Casa Inteligente: Novos Selos de Certificação

Compatibilidade em Casa Inteligente Novos Selos de Certificação

Nota: Algumas imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Comprar produtos para casa inteligente agora requer atenção aos ecossistemas

Adquirir um produto para casa inteligente hoje em dia significa verificar com quais ecossistemas ele é compatível. Isso geralmente envolve procurar o selo “Funciona com Apple Home” ou “Funciona com Google” na embalagem. O Matter foi criado para eliminar essa confusão, uma vez que, se um produto é compatível com Matter, deveria funcionar com todas as principais plataformas de casas inteligentes. Porém, isso ainda não aconteceu, e agora temos um novo selo para a qual olhar: o selo Matter.

Novas parcerias facilitam a certificação para os fabricantes

Por outro lado, a obtenção desses selos está prestes a se tornar mais simples para os fabricantes. A Connectivity Standards Alliance (CSA), que gerencia o Matter, anunciou que Apple, Google e Samsung irão aceitar a certificação do Matter para seus programas “Funciona com”.

“A Aliança está animada em compartilhar que a Apple começou a aceitar os resultados de testes do Interop Lab da Aliança para dispositivos Matter para o programa Funciona com Apple Home. Além disso, Google e Samsung farão o mesmo para suas certificações Funciona com Google Home e Funciona com SmartThings ainda este ano, reforçando a credibilidade e a confiabilidade dos programas de testes da Aliança.”

Isso significa que os fabricantes de dispositivos não precisarão passar por um programa de testes separado para cada plataforma a fim de obterem seu selo “Funciona com”. Se eles forem certificados como dispositivos Matter pela CSA, poderão apresentar seus resultados para os outros ecossistemas e obter também esses selos, sem necessidade de mais testes. Isso facilitará o processo para os fabricantes e nos aproximará de ter apenas um selo que atenda a todos. (Vale ressaltar que a Amazon ainda não anunciou sua participação no programa Funciona com Alexa.)

Novos programas para agilizar a certificação

Além disso, a CSA também anunciou um novo Programa de Recertificação FastTrack e um Programa de Certificação Portfólio, que permitirão que as empresas certifiquem vários produtos de forma mais eficiente. Uma reclamação comum ouvida de empresas de casa inteligente é que obter a certificação e recertificação dos dispositivos pelo Matter, sempre que ocorre uma alteração ou atualização, é um processo moroso e caro, que atrasa o seu trabalho de desenvolvimento. A CSA afirma que esses novos programas simplificam esses processos, tornando-os menos custosos e complicados.

A opinião do Visualizer

Essas mudanças são bastante positivas. A nova colaboração entre grandes empresas de tecnologia pode aprimorar a integração entre dispositivos e facilitar a vida dos consumidores. Com o Matter se tornando cada vez mais reconhecido, quem ganha são os usuários que, finalmente, poderão desfrutar de uma experiência de casa inteligente mais coesa e descomplicada. Resta saber como a Amazon irá reagir e se entrará nessa onda!

Autor

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política