A Nvidia anunciou oficialmente suas GPUs da série RTX 50
A Nvidia fez um grande anúncio hoje, apresentando suas novas placas de vídeo da série RTX 50. Após meses de vazamentos e rumores, as GPUs RTX Blackwell foram reveladas, e são quatro modelos que estão a caminho.
Detalhes da apresentação
O CEO da Nvidia, Jensen Huang, trouxe as novidades durante uma palestra na CES, nesta noite. Ele destacou os seguintes modelos:
- RTX 5090: $1,999
- RTX 5080: $999
- RTX 5070 Ti: $749
- RTX 5070: $549
Características das novas GPUs
As GPUs da série RTX 50 estarão disponíveis a partir de janeiro e apresentam um novo design na versão Founders Edition, que conta com apenas dois ventoinhas de fluxo duplo, uma câmara de vapor 3D e memória GDDR7.
Demonstração ao vivo
Jensen Huang demonstrou as novas GPUs RTX Blackwell com uma demonstração de renderização em tempo real no início de sua palestra na CES. A demonstração incluiu novos materiais neurais RTX, rostos neurais RTX, animações a partir de texto e até mesmo o DLSS 4.
“A nova geração de DLSS pode gerar mais que apenas quadros, ela pode prever o futuro”, afirma Huang. “Usamos a GeForce para habilitar a IA e agora a IA está revolucionando a GeForce.”
Histórico das séries de GPUs da Nvidia
O anúncio das GPUs da série RTX 50 acontece mais de dois anos após a apresentação das RTX 4090 e RTX 4080, que eram baseadas na arquitetura Ada Lovelace. As RTX 40 focaram em aprimorar o ray tracing com a tecnologia Deep Learning Super Sampling (DLSS) versão 3, e a RTX 4090 trouxe ganhos de desempenho impressionantes em relação à RTX 3090.
O que você acha dessas novas GPUs? A evolução das placas de vídeo parece estar caminhando a passos largos, não é mesmo? Fique de olho nas próximas novidades!