Asus XG Mobile 2025: Potência Portátil Inovadora

Asus XG Mobile 2025 Potência Portátil Inovadora

Nota: Algumas imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Uma Nova Era para Estações de Trabalho Portáteis

Não se deixe enganar pela aparência dessa caixa preta fumê e translúcida — ela não é um PC gamer. Na verdade, é uma das estações de acoplamento portáteis mais poderosas já criadas, a Asus XG Mobile 2025. Quando você conecta seu laptop ou dispositivo portátil a ela, promete adicionar a potência do chip Nvidia GeForce RTX 5090, até 140 watts de eletricidade, suportar dois monitores e ainda contar com hub para USB e leitura de cartões SD, além de conexão ethernet de 5Gbps, tudo ao mesmo tempo!

A Revolução do Thunderbolt 5

A XG Mobile 2025 é a primeira placa gráfica externa Thunderbolt 5 do mundo e uma das primeiras estações de acoplamento do mesmo tipo. Utilizando uma nova conexão bi-direcional de 80 gigabits por segundo, ela é capaz de fazer mais coisas com um único cabo do que já vimos antes.

Entre as portas da XG Mobile, encontramos um conector AC padrão, já que a fonte de alimentação está embutida na própria estação.

Especificações Impressionantes

Ainda que a Asus não tenha divulgado números de desempenho específicos, a Bandwidth total do link Thunderbolt 5 pode chegar a 64Gbps para a sua GPU Nvidia. Embora existam soluções mais poderosas no mercado, a XG Mobile consegue reunir tudo isso em um dispositivo de menos de 2,2 libras, com um suporte dobrável. Para se ter ideia, é 25% mais leve e 18% menor que a versão anterior.

Portas e Conectividade

  • HDMI 2.1
  • DisplayPort 2.1
  • Dois ports USB-A de 10Gbps

Um detalhe interessante: a XG Mobile 2025 vem com um suporte vertical e o logo da ROG é iluminado, com RGB programável, utilizando a tecnologia Aura Sync.

Preços e Modelos Disponíveis

Quando for lançada no primeiro trimestre de 2025, a versão top de linha da XG Mobile com o chip RTX 5090 custará $2199.99. Existe também uma opção mais acessível por $1,199.99, equipada com o RTX 5070 Ti. Aqui, o que você está pagando é pela potência compacta, em vez do maior custo-benefício.

Conclusão

Embora a Asus afirme que essa estação funcionará com qualquer laptop que tenha Thunderbolt 4 ou USB4, incluindo o seu próprio ROG Ally X, aproveitar todo o potencial da GPU requer a ainda rara conexão Thunderbolt 5. Com a expectativa de novos laptops finos e leves de 2025, essa pode ser uma chance para que muitos usuários convertam dispositivos portáteis em verdadeiros desktops de viagem.

O que você acha dessa nova abordagem? A Asus realmente conseguiu inovar mais uma vez ou acabamos de ver uma atualização que não traz tanto impacto assim?

Autor

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política