Microsoft Revoluciona Jogos em Handhelds com Xbox

Microsoft Revoluciona Jogos em Handhelds com Xbox

Nota: Algumas imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Phil Spencer da Xbox Fala sobre Mudar a Experiência de Jogos em Handhelds

Nos últimos meses, o chefe da Xbox, Phil Spencer, tem dado várias pistas sobre um possível console portátil da Xbox. Mas e quanto aos PCs de jogos handheld com Windows? Jason Ronald, vice-presidente de Next Generation da Microsoft, revelou que devemos esperar por mudanças significativas na experiência de jogos handheld com Windows ainda este ano.

Novidades no Evento da AMD e Lenovo

Ronald participou de um painel em uma mesa redonda durante um evento da AMD e Lenovo, intitulado “O Futuro dos Handhelds de Jogos”. O evento teve como destaque o Lenovo Legion Go S, mas Ronald aproveitou para insinuar que a Microsoft planeja adaptar a experiência do Xbox para os PCs com Windows, e não o contrário.

“Temos realmente inovado no espaço dos consoles. À medida que fazemos parcerias na indústria, o nosso foco é como trazer essas inovações para o PC e para o universo de jogos em handhelds”, disse Ronald.

Combinando Experiências Xbox e Windows

Depois do evento, Ronald confirmou que a Microsoft está trabalhando para integrar as experiências de Xbox e Windows. Ele destacou que as melhorias na experiência de jogos handheld devem ocorrer ainda este ano, ao invés de precisar esperar por um console portátil da Xbox, que pode demorar alguns anos para chegar ao mercado.

“Estamos focando em como unir o melhor do Xbox e do Windows, já que construímos um sistema operacional de classe mundial que, no entanto, está bastante atrelado ao console. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência mais centrada no jogador e em sua biblioteca”, afirmou Ronald.

Desafios da Experiência Atuais

Atualmente, a experiência de jogos no Windows em dispositivos handheld não está das melhores. O próprio Ronald reconhece os problemas, ressaltando que a Microsoft está em busca de simplificar isso e transformar em algo mais parecido com a experiência dos consoles. “Queremos colocar o jogador e sua biblioteca no centro da experiência, ao invés de toda a complexidade do Windows que existe hoje”, destacou.

Embora a Microsoft tenha lançado modos compactos para aplicativos do Xbox que visam melhorar a experiência em handhelds, Ronald compara essa abordagem a “colocar batom em um porco” ao invés de lidar com a experiência fundamental.

“Acredito que teremos muito mais a compartilhar ainda este ano. Isso será uma jornada e vocês começarão a ver investimentos que já estão sendo feitos, mas teremos novidades em breve”, concluiu Ronald.

O Que Esperar do Futuro?

Como a Microsoft irá fundir as experiências do Xbox e do Windows será essencial. Não parece que a companhia irá portar um sistema operacional Xbox personalizado para o Windows; em vez disso, a intenção é deixar o Windows mais amigável para jogos com uma experiência Xbox sobreposta, escondendo assim as notificações e a interface clássica do Windows.

Ronald finaliza, dizendo que o objetivo é: “Fazer do Windows um excelente sistema para jogos em qualquer dispositivo. A verdade é que o sistema operacional Xbox é construído sobre o Windows, então há muita infraestrutura que podemos trazer do console para o PC e realmente entregar uma experiência de jogo premium em qualquer dispositivo”.

O desafio, então, é tornar o Windows mais acessível a controles e maximizar a experiência Xbox, garantindo que a interação não dependa de um teclado e mouse. Ronald afirma que estão trabalhando em modelos de interação fundamentais para que a experiência se sinta nativa, “como um dispositivo focado em jogos”.

No fim, Ronald afirma: “Queremos que a experiência do Xbox esteja no centro — não a área de trabalho do Windows que temos hoje”.

Considerações Finais

É animador ver a Microsoft se movendo para expandir a experiência de jogos para handhelds. Contudo, resta aguardar para ver se esses planos se concretizarão e de que forma impactarão o mercado de jogos portátil.

Autor

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política