O Omi: Conectando Tecnologia e Mente

O Omi: Conectando Tecnologia e Mente

Nota: Algumas imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Omi: O Dispositivo que Faz Conexão com sua Mente

Nik Shevchenko fecha os olhos e começa a se concentrar. Nos últimos trinta minutos, ele me contou sobre seu novo produto, um dispositivo vestível que custa $89, chamado Omi. Este equipamento tem a capacidade de escutar, resumir e extrair informações de conversas. Agora, ele quer mostrar o futuro, então mantém os olhos fechados e concentra toda a sua atenção em um pequeno dispositivo redondo preso à sua têmpora esquerda com fita médica. (Mencionei que ele está usando essa coisa no rosto o tempo todo? É bastante distrativo.)

“Ei, o que você acha do site The Verge, como meio de comunicação?”

Shevchenko pergunta, direcionando a questão a ninguém em particular. Após alguns segundos de espera, uma notificação aparece em seu celular com informações geradas por IA sobre a reputação do The Verge como fonte de notícias. Ele fica entusiasmado e talvez um pouco aliviado. O dispositivo leu suas ondas cerebrais para entender que ele estava falando com ele, e não comigo, e respondeu a sua pergunta sem nenhuma solicitação.

A Tecnologia por Trás do Omi

Até o momento, essa é a única função do Omi relacionada à interface cérebro-computador. E parece um pouco frágil. “Ele entende apenas um canal”, diz Shevchenko, “é um único eletrodo”. O que ele realmente está tentando construir é um dispositivo que compreenda quando você está conversando com ele e quando não está. Ele acredita que pode, eventualmente, entender e registrar seus pensamentos. Embora ele desconsidere isso como pura ficção científica, acredita que será possível em dois anos. Quando isso acontecer, pode mudar a forma como utilizamos nossos dispositivos de IA.

A mulher que aparece na imagem está usando um acessório iluminado ao redor do pescoço. O Omi, por enquanto, tem uma função mais simples: é um dispositivo que está sempre ouvindo (a bateria dura cerca de três dias) e pode ser utilizado para ajudar você a organizar sua vida diária. Não é necessário usar uma palavra de ativação, basta falar diretamente para ele, pois está sempre ligado. Pense nele como 80% companhia e 20% assistente no estilo Alexa.

Funcionalidades do Omi

O Omi pode resumir uma reunião ou conversa e fornecer itens de ação. Durante nossa conversa, Shevchenko se lembrou da cotação do Bitcoin e, em segundos, recebeu uma notificação do aplicativo Omi com a resposta. Além disso, existe uma loja de aplicativos Omi, onde desenvolvedores já estão conectando a entrada de áudio a ferramentas como Zapier e Google Drive.

No entanto, para Shevchenko, o Omi é, acima de tudo, um mentor pessoal. “Nasci em um lugar isolado, numa ilha perto do Japão”, ele comenta, sempre desejou ter acesso a visionários da tecnologia que admirava na infância. Por anos, ele enviou e-mails frios a pessoas como Mark Zuckerberg e Elon Musk, buscando conselhos e orientação para triunfar no setor, mas nunca obteve muito retorno. Sem opções reais, ele decidiu construir o seu próprio.

O Omi já possui um produto chamado “Personas”, que permite inserir o nome de usuário de qualquer um e criar um bot que simule a persona dessa pessoa nas redes sociais. Quando Shevchenko compartilha sua tela comigo, eu noto que ele tem conversado com um Elon Musk virtual há bastante tempo. “Isso me ajuda a entender sobre o que devo trabalhar amanhã”, ele me diz. “Ou, quando estou conversando com alguém e não sei a resposta para uma pergunta, o dispositivo me dá um pequeno toque — às vezes me diz que estou errado!”

A Reação de Shevchenko ao Omi

Seus lembretes são frequentes. Ele recebeu várias notificações do aplicativo Omi durante nossa ligação, e nem todas fazem sentido — uma delas era apenas a transcrição de uma frase que ele dissera um minuto atrás. Shevchenko reconhece que a tecnologia ainda está em fase inicial, mas parece estar satisfeito com os acertos e erros do sistema. A comunicação funciona para ele.

Cores e materiais diferentes do dispositivo Omi estão disponíveis, mas a maioria das pessoas não usará o Omi como Shevchenko. O produto será amplamente lançado no segundo trimestre deste ano e, segundo ele, as 5.000 pessoas que já possuem uma versão um pouco anterior do dispositivo estão usando-o para lembrar de coisas, buscar informações e realizar tarefas comuns de assistentes de IA.

Neste aspecto, o Omi se assemelha bastante a dispositivos como o Limitless Pendant e também lembra muito um outro vestível chamado Friend. Quando o Friend foi lançado no ano passado, Shevchenko alegou que o CEO do Friend, Avi Schiffmann, estava roubando seu trabalho, resultando em uma série de rivalidades que incluem desde postagens no X até uma música de rap.

Expectativas para o Futuro do Omi

Shevchenko acredita que o Omi pode melhorar em relação a esses outros dispositivos. Todo o código do Omi é de código aberto e já existem 250 aplicativos na loja. O plano do Omi é se tornar uma plataforma ampla, em vez de ser apenas um dispositivo ou aplicativo específico — o dispositivo em si é apenas uma parte do quebra-cabeça. A empresa está utilizando modelos da OpenAI e Meta para desenvolver mais rapidamente o produto.

Apesar dos problemas e inseguranças subjacentes, é evidente que os modelos de IA já são suficientemente eficazes para serem considerados verdadeiros companheiros por milhões de pessoas. Você pode ter suas próprias opiniões sobre isso, mas do Omi ao Friend e de Character.AI a Replika, os amigos virtuais estão rapidamente se tornando amigos de verdade. O que eles precisam, portanto, é de mais informações sobre você e novas formas de ajudar. O Omi acredita que a primeira resposta é um microfone sempre acionado, e a segunda é uma loja de aplicativos. Então, quem sabe, vem a parte cerebral.

Conclusão: O Omi promete trazer um novo olhar sobre como interagimos com assistentes de IA. Será que esse dispositivo pode realmente transformar o nosso dia a dia? Vamos aguardar as próximas inovações!

Autor

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política