Super Retro Champ: O Retorno de um Clássico
Apresentado pela primeira vez na CES há quatro anos, o Super Retro Champ da My Arcade é um console portátil que promete trazer de volta a nostalgia dos jogos clássicos de 16 bits. Ele é capaz de rodar cartuchos originais do Sega Genesis e do Super Nintendo. Embora não tenha sido lançado na época, na CES 2025, a My Arcade confirmou que ele voltará ao mercado, com previsão de lançamento para este ano.
Design e Preço Atualizados
O design e a funcionalidade do Super Retro Champ são quase idênticos ao que foi apresentado em 2020. No entanto, como é comum no mercado atualmente, o preço também aumentou. Antes custando $110, agora o portátil está com um novo valor de $149,99.
Os cartuchos de Super Nintendo não ficam totalmente inseridos, saindo um pouco na parte de cima do console, enquanto os de Sega Genesis se acomodam perfeitamente no slot de baixo.
Compatibilidade e Recursos
Diferente do Analogue Pocket, que pode rodar cartuchos e arquivos ROM, o Super Retro Champ foca apenas nos cartuchos. Ele possui um slot na parte superior para jogos do SNES e outro na parte inferior para os jogos do Genesis. Além disso, é compatível com cartuchos de versões internacionais dessas consolas clássicas, como Super Famicom e Mega Drive.
Experiência de Jogo
Com uma tela de seis polegadas e um design robusto, o Super Retro Champ não é exatamente o console mais portátil. A tela é acompanhada de um direcional e botões de ação em cada lado, proporcionando uma boa experiência de jogo. A My Arcade afirma que você pode desfrutar de “horas de jogatina ininterrupta” com a bateria recarregável, mas o console é melhor aproveitado quando apoiado em uma mesa com seu suporte dobrável, controladores conectados e um adaptador de energia.
Se a tela de seis polegadas parecer pequena demais para você e um amigo, existe uma porta HDMI na parte de trás do Super Retro Champ, que permite conectá-lo a uma TV. Mas prepare-se: não espere que seus títulos de 16 bits apareçam em alta definição como nos velhos tempos com a TV CRT que você costumava ter.
Opinião
O Super Retro Champ parece ser uma ótima aposta para quem quer reviver os clássicos, mas seu preço um pouco salgado pode fazer muitos ficarem em dúvida. O que você acha? Vale a pena investir em um aparelho que se concentra tanto na nostalgia?