Google Reorganiza Equipes para Acelerar IA

Google Intensifica Desenvolvimento de Inteligência Artificial com Realocação de Equipes

Nota: Algumas imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Google Intensifica Desenvolvimento de Inteligência Artificial com Realocação de Equipes

O Google está acelerando o ritmo de seu desenvolvimento em inteligência artificial. Para isso, a empresa decidiu reorganizar as equipes responsáveis pelos seus serviços, plataformas e ferramentas de IA.

Nesta quinta-feira, Logan Kilpatrick, líder do Google AI Studio, compartilhou em um post no X que a equipe do Google AI Studio e a equipe que desenvolve a API para sua série de modelos Gemini serão incorporadas ao Google DeepMind.

O Google DeepMind, criado em 2023 através da fusão das equipes DeepMind e Google Brain, é a divisão de pesquisa e desenvolvimento em IA que está por trás de muitas das inovações recentes da empresa, incluindo o próprio Gemini.

“Essa mudança nos permitirá aprofundar ainda mais a colaboração que já temos e acelerar a transição da pesquisa para a produção”, escreveu Kilpatrick. “A missão da nossa equipe continua a mesma.”

Jaana Dogan, engenheira de uma das equipes que está se mudando para o Google DeepMind, comentou que essa reorganização facilitará a disponibilização do trabalho do DeepMind de novas maneiras, que antes não eram possíveis.

“Melhores APIs, mais projetos de código aberto e mais ferramentas. Isso é apenas uma pequena amostra do que está por vir”, ela escreveu.

A integração das equipes focadas em desenvolvimento de IA ao Google DeepMind segue após a realocação da equipe responsável pelo chatbot alimentado pelo Gemini, também chamado de Gemini. Na época, o CEO do Google, Sundar Pichai, afirmou que a reorganização tinha como objetivo aumentar o ritmo de progresso no desenvolvimento de IA da empresa.

Nos últimos meses, o Google também transferiu suas equipes de modelos, pesquisa e responsabilidade em IA para o DeepMind.

Em uma reunião interna da empresa, obtida pela CNBC, Pichai descreveu o chatbot Gemini como tendo “um forte impulso”, embora tenha destacado que ainda há trabalho a ser feito em 2025 para que o Google assuma uma posição de liderança nessa área.

“Expandir o Gemini para o consumidor será nosso maior foco este ano”, afirmou Pichai, segundo relatos.

Opinião

A movimentação do Google indica um compromisso sério com a inteligência artificial. Integrar as equipes de desenvolvimento ao DeepMind pode ser um passo estratégico para aumentar a eficiência e a inovação na área. Fica a expectativa sobre quais novas ferramentas e funcionalidades surgirão com essa nova estrutura. E você, o que acha dessa mudança? Será que veremos um grande avanço no uso da IA em produtos do Google?

Autor

Felipe Massari

Visuailzer co-founder

Psicólogo e Neurocientista, especialista em Neuromarketing e Marketing Digital. Domina Engenharia de Prompts e Redes Neurais. Atua no Comercial e Vendas, unindo Ciência, Tecnologia e estratégia para criar soluções inovadoras e focadas em resultados para Empresas.

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política