Vazamento de Dados em Escolas dos EUA e Canadá

Nota: Algumas imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Escolas nos EUA e Canadá Alertam sobre Vazamento de Dados

Escolas em todo os EUA e Canadá estão alertando os pais sobre um possível vazamento de dados que pode ter exposto informações de estudantes e funcionários. A plataforma de operações K-12, PowerSchool, que atende mais de 60 milhões de alunos e possui mais de 18.000 clientes pelo mundo, sofreu uma violação que poderia ter comprometido nomes e endereços, além de informações mais sensíveis, como números de segurança social, dados médicos e notas.

De acordo com informações iniciais do Bleeping Computer, indivíduos mal-intencionados acessaram a plataforma de suporte da PowerSchool utilizando credenciais comprometidas. A PowerSchool informou ao portal que apenas um “subconjunto” de escolas foi afetado, mas não forneceu um número exato de distritos escolares ou pessoas impactadas.

Além disso, o site relata que, em uma comunicação enviada aos seus clientes, a PowerSchool afirma ter pago um pedido de resgate e “…recebeu garantias razoáveis do agente de ameaça de que os dados foram deletados e que não existem cópias adicionais”.

Surpreendentemente, o site e os canais de mídia social da PowerSchool não mencionam o vazamento de dados ou orientações para pessoas que possam ter sido afetadas.

Em um e-mail enviado ao The Verge, a porta-voz da PowerSchool, Beth Keebler, afirmou que a empresa tomou conhecimento de “um potencial incidente de cibersegurança” no dia 28 de dezembro e “tomou todas as medidas apropriadas para prevenir o acesso não autorizado ou o uso indevido dos dados envolvidos”. Keebler também acrescentou:

O incidente está contido e não esperamos que os dados sejam compartilhados ou tornados públicos. A PowerSchool não está enfrentando, nem espera enfrentar, qualquer interrupção operacional e continua a fornecer serviços normalmente aos nossos clientes.

Essa situação levanta preocupações sérias sobre a proteção das informações pessoais dos alunos e educadores. É essencial que as escolas tenham protocolos robustos de segurança cibernética para prevenir tais incidentes no futuro.

Autor

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política