Microsoft integra recursos de IA no Microsoft 365 e ajusta preços
A Microsoft está introduzindo suas funcionalidades de IA no Office para os assinantes do Microsoft 365 Personal e Family, mas o preço também subirá. Antes, quem usava o Microsoft 365 precisava pagar um extra de $20 por mês para acessar o Copilot nos aplicativos do Office como Word, Excel e PowerPoint, isso através de uma assinatura do Copilot Pro. Agora, esses recursos de IA estão disponíveis no Microsoft 365 por um acréscimo de apenas $3 por mês. Os assinantes atuais têm a opção de optar por não incluir as funcionalidades de IA e, assim, evitar o aumento de preço.
Expansão dos recursos de IA
A Microsoft vem testando a adição de aplicativos do Office com suporte a IA, que são a principal atração do Copilot Pro, nas assinaturas do Microsoft 365 nos últimos meses. Anteriormente, essas funções estavam disponíveis apenas na Austrália, Nova Zelândia e em alguns países da Ásia, mas agora estão se expandindo para a maioria dos mercados globais.
Embora muitos analistas vejam isso como um sinal de que a Microsoft reconhece que os usuários não estão dispostos a pagar os $20 adicionais por esses recursos, a empresa afirma que sempre quis disponibilizar as funcionalidades de IA para um número maior de usuários. “Sabemos que as pessoas estão dispostas a pagar pela integração no Microsoft 365”, diz Gareth Oystryk, diretor sênior de marketing do Copilot Pro e Microsoft 365.”, em entrevista.
Planos Ajustados e Preços
O Copilot Pro continuará disponível e a Microsoft não irá reduzir o preço, que permanece em $20 por mês, para os usuários mais exigentes que preferem ter acesso prioritário aos últimos modelos de IA. “Definitivamente, há espaço para o Copilot Pro“, afirma Oystryk.
Os preços do Microsoft 365 Personal e Family vão subir $3 por mês nos EUA, algo que não acontecia há 12 anos. “Realmente nunca aumentamos os valores nos EUA, e este aumento será de $3 por mês, com valores semelhantes em outros mercados”.
Novo sistema de créditos de IA
A Microsoft também está introduzindo um novo sistema de créditos de IA que funcionará em várias experiências impulsionadas por IA, incluindo Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote. Os usuários receberão um saldo mensal de créditos no Microsoft 365 Personal e Family, para usos como geração de imagens no aplicativo Designer ou em aplicativos do Windows como Paint e Photos. O Copilot Pro significa uso ilimitado dessas funcionalidades de IA, dentro de uma política de uso justo.
Além disso, a Microsoft está facilitando a desativação do Copilot nos aplicativos do Office para quem não deseja usar o assistente de IA ou para estudantes que enfrentam restrições. Oystryk afirmou que muitos usuários querem desligar o Copilot e que a empresa está adicionando novas configurações para permitir essa opção, começando pelo Word e, em breve, Excel e PowerPoint.
Considerações Finais
Com essas mudanças, a Microsoft busca equilibrar a demanda por novas tecnologias e o impacto no bolso dos consumidores. É sempre desafiador para os usuários lidarem com aumentos de preço, principalmente quando envolvem novas funcionalidades. E você, o que acha desta nova estratégia? Está disposto a pagar pela integração de IA no Microsoft 365?