Resoluções de Ano Novo e Desafios do Fitness

Resoluções de Ano Novo e Desafios do Fitness

Nota: Algumas imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

As Resoluções de Ano Novo e a Realidade do Fitness

Todo mês de janeiro, as empresas de tecnologia fitness e dispositivos vestíveis fazem questão de lembrar sobre as Resoluções de Ano Novo. Para algumas pessoas, esses desafios e campanhas de marketing são o empurrão que elas precisavam. Já para a maioria, é mais uma razão para se sentir mal consigo mesmas.

O início do ano é marcado pelas promoções de bicicletas Peloton, a famosa “Ring in the New Year” da Apple e novos conteúdos no Fitness Plus. Anecdoticamente, é quando vejo muitos amigos começando a registrar milhas no Strava. No entanto, este ano, observei uma nova tática de marketing: o Dia dos Desistentes.

O Que é o Dia dos Desistentes?

O Dia dos Desistentes é a segunda sexta-feira de janeiro — o dia em que a maioria das pessoas desiste de suas resoluções de Ano Novo, sejam elas relacionadas ao fitness ou não. A Apple lançou um comercial do Apple Watch em torno desta data, incentivando as pessoas a “pararem de desistir” com um toque extra de motivação. O popular aplicativo de treinamento de força Ladder também se juntou à tendência com um anúncio engraçado sugerindo que, se você só ouvir os treinadores do Ladder, poderá evitar desistir.

Minha Experiência no CES

Estive presente no CES durante o Dia dos Desistentes deste ano. O evento é tão corrido que fico feliz se consigo fazer um treino, comer três refeições e dormir mais de três horas por noite. Os dados do meu Apple Watch, gráficos de fitness do Strava e pontuações do Oura Ring pareciam um colapso no mercado financeiro. Recebi várias e sinceras mensagens das seis aplicações de fitness que uso me lembrando de “voltar a me movimentar!”. Por tudo que os dispositivos vestíveis podem analisar, eu havia falhado completamente até o Dia dos Desistentes.

A Realidade das Resoluções

Pessoas não desistem de suas resoluções de Ano Novo apenas porque não têm o smartwatch ou aplicativo de fitness certo. A maioria desiste porque estabelece metas e expectativas irreais para si mesmas. No fundo, a tecnologia vestível e o fitness são ferramentas para ajudar a formar novos hábitos e alcançar objetivos — mas saber quando ignorá-las também é crucial.

Reflexões Pessoais

Foi difícil olhar para os meus dados. Não me sentia bem por ter falhado no meu novo regime de treinamento de força ou por ter interrompido minha rotina de corridas de sete meses. Um eu mais jovem teria apenas se criticado por não conseguir fazer tudo. Pessoas que estão começando a se exercitar poderiam até desistir por completo.

No entanto, este ano fui mais inteligente e desliguei todas as minhas notificações de dispositivos vestíveis durante o CES. Usei o recurso “Pause Rings” do meu Apple Watch. Decidi que os dois treinos meia-boca dos quatro que planejei estavam bons o suficiente. Marquei uma data, bem depois do fim do CES, para retomar meu treinamento.

Após anos testando dispositivos vestíveis 24/7, aprendi que o melhor é confiar em mim mesmo. Às vezes, isso significa ouvir os dados dos meus dispositivos. Muitas vezes, significa ignorá-los completamente. Você não precisa deles, mas tem minha total permissão para dizer ao seu smartwatch para ficar em silêncio até o final de janeiro. Afinal, ainda restam 11 meses neste ano!

“Não há problema em dar uma pausa, o importante é voltar a se mover quando estiver pronto.”

Autor

Felipe Massari

Visuailzer co-founder

Psicólogo e Neurocientista, especialista em Neuromarketing e Marketing Digital. Domina Engenharia de Prompts e Redes Neurais. Atua no Comercial e Vendas, unindo Ciência, Tecnologia e estratégia para criar soluções inovadoras e focadas em resultados para Empresas.

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Games
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política