Startup Friend Atrasa Entrega de Colares Inteligentes

Startup Friend Atrasa Entrega de Colares Inteligentes

Nota: Algumas imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Startup Friend Adia Breve em Envio de Colares Inteligentes

A startup Friend anunciou que atrasará a entrega do seu colar inteligente, que custa $99 e é alimentado por inteligência artificial, para o terceiro trimestre de 2025. Originalmente, a exposição aos clientes que fizeram pré-encomendas estava marcada para o primeiro trimestre. No entanto, o co-fundador e CEO, Avi Schiffman, informou que isso não será mais possível.

“Embora eu gostaria de ter enviado no primeiro trimestre deste ano, ainda preciso fazer alguns ajustes. Infelizmente, só é possível iniciar a fabricação de eletrônicos quando estamos 95% prontos com o design”, disse Schiffman em um e-mail enviado aos clientes. “Estimo que no final de fevereiro, quando nosso protótipo estiver completo, começaremos a nossa fase final.”

Friend conta com uma equipe de oito engenheiros e já levantou $8,5 milhões em investimentos de personalidades do setor, incluindo Aravind Srinivas, CEO da Perplexity. Mas a empresa chamou a atenção quando decidiu gastar $1,8 milhão em um nome de domínio: Friend.com.

No outono passado, como parte do que Schiffman chamou de um “experimento”, Friend lançou uma plataforma na Friend.com onde os usuários podiam interagir com exemplos aleatórios de personagens de inteligência artificial. A recepção foi mista. Eric Schwartz, do TechRadar, observou que os chatbots de Friend frequentemente começavam conversas com relatos de traumas, como assaltos e demissões. Em uma visita à Friend.com, um chatbot chamado Donald mencionou que os “fantasmas do passado” o estavam “deixando insano”.

No e-mail mencionado anteriormente, Schiffman informou que a Friend estava encerrando sua experiência com chatbots.

“Estamos felizes que milhões puderam interagir com o que acredito ser o chatbot mais realista disponível. Isso realmente provou nossa capacidade interna de gerenciar tráfego e nos ensinou muito sobre companheirismo digital… [Mas] quero que nós nos concentremos apenas no hardware, e percebi que chatbots digitais e companheiros físicos não se misturam bem.”

Desafios dos Companheiros de IA

O debate sobre os companheiros alimentados por inteligência artificial tem ganhado destaque. A plataforma Character.AI, respaldada pelo Google, enfrenta acusações em dois processos judiciais por supostamente causar danos psicológicos em crianças. Especialistas levantaram preocupações de que esses companheiros de IA poderiam agravar a isolamento social ao substituir relacionamentos humanos por interações artificiais e gerar conteúdos prejudiciais que podem desencadear problemas de saúde mental.

As inovações da Friend trazem tanto expectativa quanto cautela. O que você acha? Esses colares vão realmente enriquecer nossas vidas ou serão mais uma modinha passageira? Me conte suas opiniões!

Autor

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua como Diretor de Arte, Produtor Audiovisual, além de ter expertise em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais.

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Games
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política