Alexandr Wang Exige Investimentos em IA ao Governo Trump

Alexandr Wang Exige Investimentos em IA ao Governo Trump

Nota: Algumas imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Alexandr Wang Exige Mais Investimentos em IA ao Governo de Trump

Alexandr Wang, o CEO da Scale AI, anunciou em um grande veículo de comunicação a sua demanda por um maior investimento em inteligência artificial (IA) por parte do governo Trump. Em um anúncio de página inteira no Washington Post, Wang afirma que “a América deve vencer a Guerra da IA”.

“Caro Presidente Trump: América deve vencer a Guerra da IA.”

Wang participou da cerimônia de posse de Trump na segunda-feira, juntamente com outros líderes do setor tecnológico. Em sua conta no X, ele compartilhou uma cópia do anúncio e ressaltou: “Após passar o fim de semana em Washington, estou certo de que esta administração tem os recursos necessários em IA para mantermos nossa liderança em relação à China”.

Recomendações para o Novo Governo

No texto completo da carta, disponível online, Wang propõe cinco ações amplas que os EUA devem adotar para ganhar a chamada “guerra da IA” contra a China.

  • Aumentar os investimentos em dados e processamento, imitando grandes empresas de tecnologia;
  • Rever regulamentações para garantir a geração de empregos neste setor;
  • Preparar agências federais para estarem “prontas para IA” até 2027;
  • Lançar um plano “agressivo” para reduzir os custos da eletricidade, favorecendo centros de dados voltados para IA;
  • Implementar medidas de segurança alinhadas com o crescimento da tecnologia.

A Scale, que já conta com contratos do governo americano, poderia se beneficiar significativamente dessas recomendações, especialmente com um aumento no investimento governamental em dados. Além disso, condições regulatórias mais favoráveis e a promoção de empregos relacionados à IA também seriam vantajosos, tendo em vista a dependência da empresa em trabalhadores contratados.

Impacto das Recomendações de Wang

A carta de Wang destaca a competição tecnológica entre EUA e China, caracterizando-a como uma “nova corrida armamentista”. Ele observa que o governo chinês está investindo rapidamente em IA e que os modelos chineses, como o DeepSeek, estão ganhando notoriedade por suas performances impressionantes em benchmarks do setor.

No entanto, o uso da palavra “guerra” para se referir à competição na IA não agradou a todos. Emmett Shear, ex-CEO da Twitch, criticou esse framing, afirmando: “Isso é uma péssima forma de ver—não estamos em guerra. Estamos todos juntos nisso, e ao tornarmos o desenvolvimento da IA em um conflito, corremos o risco de todos sairmos perdendo”.

O Futuro da IA sob a Administração de Trump

Como o governo Trump reagirá a essas demandas ainda é uma incógnita. Até agora, a principal ação do presidente em relação à IA foi a revogação da ordem executiva de seu antecessor.
Vamos acompanhar essa história que pode moldar o futuro da tecnologia e do mercado de trabalho nos EUA.

Com tudo isso em mente, o que você acha das recomendações de Wang? Será que estamos realmente diante de uma guerra de IA? É um assunto delicado, mas que pode definir os rumos da inovação tecnológica para os próximos anos.

Autor

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua como Diretor de Arte, Produtor Audiovisual, além de ter expertise em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais.

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Games
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política