François Chollet Deixa o Google Após Uma Década
François Chollet, uma figura de destaque no mundo da Inteligência Artificial, anunciou sua saída do Google após quase dez anos.
No post feito em sua conta na rede social X, o desenvolvedor francês de 34 anos revelou que está começando uma nova empresa com “um amigo”, mas não forneceu muitos detalhes sobre esse novo projeto.
“Estou muito grato pelos meus dez anos no Google”, escreveu Chollet. “Nesse período, o aprendizado profundo passou de um tema acadêmico de nicho para uma enorme indústria que emprega milhões.”
Chollet é mais conhecido como o criador do Keras, uma API de alto nível e open source que pode ser utilizada para criar modelos de IA e resolver tarefas de aprendizado de máquina. Um post no blog de desenvolvedores do Google destaca que o Keras possui mais de 2 milhões de usuários e é utilizado em diversos produtos tecnológicos de destaque, como os carros autônomos da Waymo e os motores de recomendação do YouTube, Netflix e Spotify.
Em 2019, Chollet publicou o Abstraction and Reasoning Corpus para o benchmark de Inteligência Geral Artificial (ARC-AGI), que mede a capacidade dos sistemas de IA para resolver problemas novos de raciocínio. Este ano, ele lançou o ARC Prize, uma competição de $1 milhão para superar o ARC-AGI. (Até o momento, ainda não foi conquistado.)
Chollet argumentou frequentemente que a abordagem adotada por muitos dos principais laboratórios que desenvolvem IA — fornecer cada vez mais dados e recursos computacionais aos modelos — não alcançará uma IA tão “inteligente” quanto os humanos. Em vez disso, ele acredita que métodos que ajudam os modelos a “raciocinar” de formas mais semelhantes aos humanos, como a IA neuro-simbólica, são o caminho mais promissor a seguir.
Em 2021, Chollet ganhou o Global Swiss AI Award por suas inovações em IA. Em setembro, foi nomeado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes em IA.
Chollet afirmou à revista Time que imagina a IA superinteligente como uma ferramenta para avançar o conhecimento humano. “A inteligência geral artificial será uma espécie de cientista supercompetente”, disse ele.
Ele também mencionou que Jeff Carpenter, um engenheiro de machine learning no Google, irá assumir a liderança da equipe do Keras.
“Tenho total confiança em Jeff e na equipe incrivelmente talentosa do Keras para continuar expandindo os limites do que é possível em aprendizado profundo”, escreveu Chollet em seu post. “Estarei profundamente envolvido com o projeto Keras do lado de fora.”