Ben Affleck defende empregos de atores e roteiristas contra IA
No ano passado, sindicatos que representam atores e roteiristas de Hollywood entraram em greve para garantir proteções contra a substituição de seus trabalhos por sistemas de inteligência artificial (IA). Entretanto, Ben Affleck acredita que os profissionais da atuação e da escrita não precisam se preocupar com a IA, pois, segundo ele, essa tecnologia não é capaz de realizar nenhuma dessas funções no momento e, provavelmente, não o será por muito tempo.
“Os filmes serão uma das últimas coisas — se tudo for substituído — a serem substituídas pela IA”, disse Affleck durante uma entrevista no palco com a CNBC na semana passada. “A IA pode escrever um excelente verso imitativo que soa elizabetano; mas não pode escrever como Shakespeare.”
Affleck, que agora administra um estúdio de cinema ao lado de Matt Damon, parece ter uma boa compreensão sobre como a IA funciona. Inclusive, ele apresentou uma definição razoável das arquiteturas de transformadores em certo momento da entrevista. Surpreendentemente, ele é otimista sobre o impacto da IA na indústria cinematográfica, afirmando que isso pode, de fato, gerar mais oportunidades de trabalho para atores e roteiristas.
No entanto, Affleck alertou que o setor de efeitos visuais pode enfrentar desafios significativos devido à ascensão da IA.