A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido aprova parceria da Alphabet com a Anthropic
A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) deu o aval para a parceria da Alphabet com a concorrente de IA, Anthropic, concluindo que a colaboração não se enquadra nas normas atuais de fusão para uma investigação formal.
Essa decisão chega um mês após a CMA anunciar o início de uma investigação formal de “fase 1” sobre os diversos investimentos da empresa-mãe do Google na Anthropic. A Anthropic é uma startup baseada em San Francisco, com três anos de existência, que desenvolve grandes modelos de linguagem (LLMs) e um chatbot associado chamado Claude. Este chatbot é uma alternativa ao ChatGPT da OpenAI ou ao Bard do Google .
Segundo relatos, a Alphabet teria investido $300 milhões na Anthropic no início do ano passado, seguido por um investimento de outros $2 bilhões .
A Anthropic também atraiu investimentos de grandes nomes do setor de tecnologia, como a Amazon, que investiu $4 bilhões . A CMA estava monitorando essa parceria, mas, em setembro, chegou à mesma conclusão que agora com a Alphabet, informando que não poderia investigar o acordo sob as regras atuais de fusão devido ao tamanho e abrangência do negócio.
Essas investigações fazem parte de um inquérito multidimensional sobre o que está sendo chamado de “quase-fusão” . Nesse contexto, grandes empresas de tecnologia estão adotando novas estratégias para obter controle sobre inovadores menores, através da contratação de fundadores de startups e talentos, além de realizar investimentos estratégicos.
No entanto, a CMA afirmou que “não acredita que o Google tenha adquirido influência material sobre a Anthropic como resultado da parceria”. Em mais detalhes, a CMA considerou se o relacionamento comercial da dupla significava que o Google poderia exercer influência no nível do conselho e se a dependência técnica da infraestrutura do Google (como recursos de computação em nuvem) poderia restringir a competição.
“As evidências disponíveis não indicaram que o Google tenha a capacidade de exercer influência material sobre a Anthropic através da parceria”, observou a CMA.
Além disso, a Anthropic não atendeu ao chamado “teste de faturamento” . Para ser investigada, a receita da Anthropic no Reino Unido não deve ultrapassar £70 milhões.