TikTok restringe acesso a filtros de beleza para menores de idade
O TikTok determinou que todos os usuários da plataforma devem ter, no mínimo, 13 anos. Para proteger a saúde mental de crianças e adolescentes, a rede social vai proibir o uso de filtros que alteram a aparência para menores de idade.
Vale ressaltar que essa restrição não se aplica a todos os filtros disponíveis, mas apenas àqueles que mudam a aparência dos usuários. Segundo informações do The Verge, a medida será implementada em âmbito global.
Essa mudança surge após uma pesquisa realizada em diversos mercados, que investigou como as redes sociais influenciam a formação da identidade e os relacionamentos entre os adolescentes. O relatório, produzido pela organização sem fins lucrativos Internet Matters, revelou que “os filtros de embelezamento perpetuam uma visão distorcida, normalizando imagens perfeitas na mente dos jovens”.
“Foi feita uma distinção clara entre efeitos criados para serem óbvios e engraçados, como os efeitos de orelhas de animais, e aqueles que alteram a aparência. Adolescentes e pais expressaram preocupação em relação aos efeitos de ‘aparência’, mencionando que quem vê o conteúdo pode não perceber que tudo foi modificado”, afirma o relatório.
Além das novas regras sobre os filtros de beleza, o TikTok também intensificará o monitoramento para impedir que usuários com menos de 13 anos acessem a plataforma. A empresa destaca que, anualmente, cerca de 6 milhões de contas que não atendem a essa exigência são removidas mundialmente.
A assessoria do TikTok foi contatada pelo G1, mas ainda não se manifestou oficialmente sobre a questão.