Clarifai se Distancia de seus Primeiros Tempos e Apresenta Nova Plataforma de Gestão de IA
A Clarifai, uma empresa anteriormente conhecida como startup jovem de visão computacional que trabalhava com o Pentágono no polêmico Projeto Maven, tem se distanciado dos seus primeiros anos, que incluíam ideias questionáveis sobre ética em IA, interesse na construção de armas autônomas anos antes de o Vale do Silício se interessar por tecnologia de defesa, e preocupações sobre uma possível violação cibernética da Rússia.
Nos últimos anos, a empresa se concentrou na construção de ferramentas de IA para clientes empresariais e governamentais. Agora, a Clarifai está apresentando o mais recente capítulo dessa trajetória: a capacidade para usuários orquestrarem, ou coordenarem, computação e recursos em todas as suas fontes de computação a partir de um único painel de controle.
A empresa com sede em Washington, D.C. anunciou hoje durante o evento AWS re:Invent que sua plataforma de ciclo de vida de IA, que não depende de fornecedores, agora pode automatizar a gestão, alocação e otimização de recursos computacionais para executar fluxos de trabalho baseados em fatores como custo e desempenho, tudo em uma única plataforma. Matthew Zeiler, fundador e CEO da Clarifai, declarou ao TechCrunch que essa atomização ajuda os clientes a escalar suas IAs de forma mais eficiente, ao mesmo tempo em que otimiza os recursos computacionais disponíveis.
“É realmente empolgante para nós e nos dará um novo ponto de entrada no mercado”, disse Zeiler.
A solução funciona com a variedade existente da empresa. O painel de controle foi lançado em outubro, permitindo que as empresas visualizem suas fontes de computação em uma única plataforma, independentemente de estarem armazenadas na nuvem ou em máquinas locais. O anúncio de hoje adiciona mais uma camada de funcionalidade ao sistema.
“Um cliente pode gerenciar todos esses clusters diferentes a partir de um único lugar central, sejam eles de provedores de nuvem ou máquinas físicas próprias”, explicou Zeiler. “É possível conectar ambos de forma segura.”
Uma das principais formas como a Clarifai ajuda a reduzir custos e recursos é a capacidade da plataforma de agrupar modelos de IA menores de diferentes fontes, oferecendo aos clientes mais oportunidades para gerenciarem melhor seus recursos de computação.
“Quando falamos com empresas, isso é algo que elas realmente se importam agora,” disse Zeiler. “O custo de computação é extremo quando se trata de IA. Essa solução ajuda a gerenciar tudo em um único conjunto de ferramentas.”
A Clarifai foi fundada em 2013 por Zeiler e inicialmente se concentrou em visão computacional. Desde então, a empresa se expandiu para se tornar uma fornecedora de ferramentas de IA de pilha completa e independente de fornecedores, ajudando os clientes empresariais em tarefas como rotulagem de dados, treinamento de modelos de IA e fluxos de trabalho de IA.
Até agora, a startup ajudou a construir mais de 1,5 milhão de modelos de IA e conta com empresas como OpenTable, Siemens e Canva como clientes, entre outras.
A Clarifai já arrecadou mais de $100 milhões em financiamento de capital de risco. A mais recente rodada foi de $60 milhões em 2021, liderada pela NEA, que avaliou a empresa em $775 milhões, segundo dados da PitchBook. A empresa também conta com o apoio de investidores de capital de risco, incluindo USV, Menlo Ventures e Lux Capital.