CEO da OpenAI critica influência política de Elon Musk
Durante uma entrevista no DealBook Summit do The New York Times na quarta-feira, o CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que seria “profoundamente antiamericano” para Elon Musk, CEO da X e da Tesla, usar sua influência política para “prejudicar concorrentes” e “beneficiar seus próprios negócios”.
“Não acho que as pessoas tolerariam isso”, disse ele, segundo o Bloomberg.
Musk, ao lado de Vivek Ramaswamy, está liderando a DOGE, uma comissão consultiva planejada que recomendará cortes profundos nas agências federais. O empresário, que possui uma concorrente da OpenAI, a xAI, também deverá contribuir para a política de IA do presidente eleito Donald Trump, caso ele decida nomear um responsável para essa área.
Atualmente, Musk está processando a OpenAI, acusando a empresa de abandonar sua missão original e de prejudicar rivais como a xAI através de comportamento anticompetitivo. Durante a entrevista, Altman chamou a xAI de “um concorrente sério” e expressou seu descontentamento com a ação judicial.
“Achei que o que Elon estava fazendo era absolutamente incrível para o mundo. Tenho sentimentos diferentes sobre ele agora, mas fico feliz que ele existe”, declarou Altman.
As tensões entre Musk e Altman refletem um cenário cada vez mais complexo no domínio da inteligência artificial, com questões éticas e de concorrência ganhando destaque.