Brasil Introduz “Modo Ladrão” no Android
A avenida Paulista é o cenário de um novo avanço tecnológico no Brasil, que se tornou o primeiro país do mundo a receber o “modo ladrão” no Android. Esse recurso inovador tem como principal função bloquear a tela do celular caso ele seja arrancado de forma abrupta da mão do usuário.
Denominada oficialmente de “Proteção contra roubo”, essa funcionalidade está disponível em todos os smartphones que operam com Android 10 ou superior. O Google, que é o proprietário do sistema, explica que a tecnologia utiliza inteligência artificial e o acelerômetro, um sensor projetado para medir vibrações e acelerações, para identificar situações de roubo.
“Assim que o criminoso puxa o aparelho, a tela se bloqueia. O desbloqueio só pode ocorrer com a senha correta.”
A empresa destaca que o sistema é capaz de reconhecer fugas feitas a pé, de bicicleta, moto ou carro. Logo após o roubo ser detectado, uma notificação informando: “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados”, será exibida na tela.
Como Ativar o Modo Ladrão no Seu Celular
- Abra as Configurações (ou Ajustes) do seu celular;
- Role a tela e selecione a opção Google;
- Clique em Todos os serviços e deslize até encontrar Proteção contra roubo;
- Ative a opção Bloqueio por detecção de roubo.
Caso prefira, você também pode habilitar a função Bloqueio de dispositivo off-line, que é exibida logo abaixo de “Bloqueio por detecção de roubo”. Esta funcionalidade assegura que a tela do celular seja bloqueada caso o bandido desative as redes móveis ou o Wi-Fi, impossibilitando o rastreamento.
O Google ressalta que o celular precisa estar desbloqueado para que o recurso funcione corretamente.