Google Lança ID Digital Utilizando Passaporte
A partir de agora, o Google está disponibilizando a funcionalidade que permite criar uma ID digital a partir do seu passaporte. Essa identificação pode ser armazenada no Google Wallet e utilizada em alguns pontos de controle da TSA. Contudo, vale ressaltar que essa ID não substitui um passaporte, conforme explica a porta-voz do Google, Liz Schulten, em entrevista ao The Verge: “A ID digital não pode ser usada em imigração e controle de fronteiras.”
Como Criar a ID Digital
Para criar a sua ID digital, você deve seguir as instruções descritas no blog de setembro do Google:
Selecione o aviso no aplicativo Google Wallet para “criar um passaporte ID com seu passaporte dos EUA” e siga as instruções para escanear o chip de segurança na parte de trás do seu passaporte. Você será solicitado a gravar um vídeo selfie para verificar sua identidade, e o Google Wallet irá notificá-lo quando seu passaporte ID estiver pronto (normalmente em alguns minutos).
Entretanto, o Google também alerta que a ID digital no Google Wallet “não é um substituto para seu ID físico” e ainda é recomendável que você carregue um ID físico ao viajar “por enquanto”.
Acessibilidade da Nova Função
A nova funcionalidade de ID digital deve estar disponível para “todos os usuários elegíveis nas próximas semanas”, segundo Jenny Cheng, vice-presidente e gerente geral do Google Wallet. Além disso, um mapa indicando quais aeroportos aceitam IDs digitais pode ser encontrado no site da TSA.
Cheng também mencionou que carteiras de motorista e IDs estaduais do Novo México podem ser salvos no Google Wallet, tornando o Novo México o sexto estado a apoiar essa funcionalidade. O site 9to5Google relata as novidades sobre essa implementação.
Correção Importante
No dia 6 de dezembro, nossa manchete original indicava que o Google Wallet poderia substituir seu passaporte com essa nova função de ID digital. Porém, o Google confirmou que essa ID não pode ser utilizada em imigração e controle de fronteiras.
.