Honda Revela Suas Novidades no Mundo dos Veículos Elétricos
A Honda anunciou que seu primeiro veículo elétrico original — ou seja, um EV projetado em sua própria plataforma, e não baseado na tecnologia de outro fabricante, como o Honda Prologue — será o Acura RSX, que deve ser lançado em 2026.
O Acura RSX, que aparece nas fotos ainda camuflado, é inspirado no conceito de Performance apresentado no ano passado. Esse modelo marcará a estreia da nova plataforma de veículos da Honda e será o primeiro a utilizar o sistema operacional Asimo, desenvolvido internamente e apresentado na CES deste mês.
Atualmente, a Honda possui outros dois veículos elétricos a bateria nos EUA: o Honda Prologue e o Acura ZDX, ambos baseados na plataforma Ultium da General Motors. O Prologue, em especial, tem sido um sucesso antecipado para a fabricante, superando vendas do Chevy Blazer e do Equinox EV.
Um Novos Começos para a Honda
Com esse anúncio, a Honda está se preparando para desenvolver sua própria tecnologia. O RSX será também o primeiro EV a ser fabricado na nova fábrica da Honda em Ohio, com produção prevista para começar no final de 2025. Essa planta de 4,4 bilhões de dólares é uma joint venture entre a Honda e a LG Chem, localizada na Coreia do Sul.
A Honda está ressuscitando a marca RSX, que foi utilizada pela primeira vez no início dos anos 2000, como a versão de desempenho do Honda Integra. Essa decisão acompanha o retorno do modelo Prelude, que será um híbrido esportivo de duas portas.
“O RSX representa uma nomenclatura da Acura que transmite desempenho divertido, sendo um ótimo nome para um SUV esportivo com uma silhueta de cupê, nosso primeiro Acura EV original”, afirmou Lance Woelfer, VP de vendas da Honda nos Estados Unidos.
A Revolução dos Veículos Urbanos
O RSX também será o primeiro veículo da Honda com o sistema operacional Asimo. De acordo com a Honda, o Asimo é sua primeira tentativa de projetar um veículo definido por software, onde o software atualizável controla as funções principais do automóvel. O nome é uma homenagem ao robô humanoide da Honda, que foi aposentado em 2018. O Asimo também será a base para os novos veículos Honda Zero, começando pelo SUV Honda 0.
“Portanto, parece que a Acura, mais uma vez, está na vanguarda da eletrificação e do nosso futuro digital”, comentou Jessica Fini, VP assistente da Honda para comunicações.
Essas inovações abrem um leque de possibilidades para a Honda, que parece estar se reposicionando como uma referência em tecnologia e design no mercado de EVs. O que você acha dessa nova fase da Honda? Estará o RSX à altura das expectativas?