AMD Apresenta Novas GPUs na CES 2025
A AMD está mostrando sua próxima geração de GPUs na CES, utilizando a nova arquitetura RDNA 4. Um dos destaques é o recurso de upscaling de imagens com inteligência artificial: o FidelityFX Super Resolution 4 (FSR 4). As placas Radeon RX 9070 XT e Radeon RX 9070 chegarão no primeiro trimestre de 2025, por meio de diversos fabricantes de placas de vídeo. Mas, até agora, a AMD não divulgou especificações, preços ou datas de lançamento exatas.
Detalhes Limitados
Ainda que as informações sejam escassas, a AMD revela que a arquitetura foi desenvolvida do zero, incluindo um aumento significativo em inteligência artificial. Eles otimizaram as unidades de computação, melhoraram o motor de ray tracing e a qualidade de codificação de mídia. As novas placas, construídas em um processo de 4nm, contarão com aceleradores de IA de segunda geração, aceleradores de ray tracing de terceira geração e um motor de exibição de radiação de segunda geração.
FSR 4 e Jogos
Outra grande novidade é o FSR 4, que será lançado juntamente com essas GPUs da série 9000. Essa atualização de upscaling usa aprendizado de máquina e foi projetada especificamente para a arquitetura RDNA 4 e seus aceleradores dedicados de IA. Por enquanto, o FSR 4 só funcionará em placas Radeon RX 9070 e será compatível com jogos que já têm o FSR 3.1 integrado.
Matt Booty, presidente de conteúdo e estúdios da Microsoft, confirmou que o FSR 4 estará presente no Call of Duty: Black Ops 6, que será lançado ainda este ano.
Comparativos e Expectativas
A AMD não se aprofundou sobre como o FSR 4 se comparará ao DLSS da Nvidia, nem sobre os ganhos de desempenho ou melhorias de qualidade de imagem que podemos esperar dessa nova geração. Também não está claro qual será o desempenho da série RX 9070 em relação à concorrência. Contudo, em um slide promocional, a AMD sugere que essa série poderá oferecer desempenho semelhante ao Nvidia GeForce RTX 4070 Ti e RTX 4070 Super.
Recursos de IA Adicionais
A AMD também está introduzindo novos recursos baseados em IA em seu software Adrenalin. Entre esses recursos estão a geração de imagens com modelos de IA, a capacidade de resumir documentos locais e um chatbot da AMD para esclarecer dúvidas sobre configurações gráficas.
Por Que a Mudança de Números?
Se você está se perguntando por que a AMD pulou da série Radeon 7000 para a 9000, a resposta é que a empresa planeja usar a nomenclatura da série 8000 para as GPUs móveis da RDNA 3. Neste evento da CES, a AMD está apenas oferecendo uma prévia do FSR 4 e promete mais detalhes sobre a nova tecnologia de upscaling e suas GPUs RDNA 4 antes do lançamento no primeiro trimestre de 2025.
Considerações Finais
As novidades da AMD trazem uma expectativa enorme para o mercado e os gamers. Com melhorias significativas em IA e ray tracing, a competição com a Nvidia promete apimentar o cenário das GPUs nos próximos meses. Ficamos curiosos para ver se o FSR 4 realmente entrega o que promete e como essa nova série se sairá em comparação com suas rivais!