Apple se une ao consórcio UALink para IA

Apple se une ao consórcio UALink para IA

Nota: Algumas imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Apple integra consórcio para desenvolver tecnologia de conexão de chips em data centers de IA

A Apple se uniu a um consórcio chamado Ultra Accelerator Link Consortium, que está criando uma tecnologia de próxima geração para conectar chips em data centers de inteligência artificial. Esse consórcio desenvolve um padrão conhecido como UALink, destinado a conectar chips de aceleradores de IA encontrados em um número crescente de fazendas de servidores.

A partir de terça-feira, a Apple passou a ser um membro do conselho do consórcio, ao lado da Alibaba e da empresa de semicondutores Synopsys.

Novas oportunidades para a IA

Rebeca Loop, diretora de arquitetura de plataformas da Apple, afirmou que o UALink “mostra grande potencial” para resolver os desafios de conectividade e para criar novas oportunidades de expansão das capacidades e demandas de IA.

Segundo Loop, “a Apple possui um longo histórico de inovação e colaboração em tecnologias que impulsionam nossa indústria”. Ela também expressou entusiasmo em fazer parte do conselho do UALink.

Objetivos do UALink

O objetivo do UALink é interligar chips que vão desde GPUs até soluções personalizadas, a fim de acelerar o treinamento, o aperfeiçoamento e a execução de modelos de IA. Baseado em padrões abertos, como o Infinity Fabric da AMD, os primeiros produtos do UALink devem ser lançados nos próximos anos.

Membros relevantes e sua ausência

Entre os membros do consórcio UALink estão a Intel, AMD, Google, AWS, Microsoft e Meta. Curiosamente, a Nvidia, que é a maior produtora de aceleradores de IA, não faz parte do consórcio. Isso pode ser pela oferta da Nvidia de sua própria tecnologia de interconexão, o NVLink, que conecta chips dentro de um cluster de data centers.

Foco em IA e infraestrutura

A inclusão da Apple no UALink acontece em um momento em que a empresa está aumentando seus investimentos em infraestrutura para apoiar a Apple Intelligence, sua suíte de recursos de produtos baseados em IA. De acordo com o The Wall Street Journal, a Apple está desenvolvendo um novo chip de servidor para melhorar a eficiência de seus data centers de IA.

Desafios e revisões

Algumas capacidades da Apple Intelligence recebendo críticas mistas. Por exemplo, minha colega Sarah Perez descreveu-as como “entediantes e práticas”. Recentemente, a Apple anunciou que atualizaria um desses recursos, os alertas de notícias resumidos por IA, após usuários reportarem que viam manchetes imprecisas, incluindo uma alegação de que o tenista Rafael Nadal havia se assumido como gay.

Autor

Felipe Massari

Visuailzer co-founder

Psicólogo e Neurocientista, especialista em Neuromarketing e Marketing Digital. Domina Engenharia de Prompts e Redes Neurais. Atua no Comercial e Vendas, unindo Ciência, Tecnologia e estratégia para criar soluções inovadoras e focadas em resultados para Empresas.

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Games
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política