Apple justifica retirada de apps da ByteDance nos EUA
Após a proibição de aplicativos como TikTok, CapCut e Marvel Snap, a Apple tomou uma decisão incomum. A empresa esclareceu por que está obedecendo à lei que determina a retirada dos aplicativos da ByteDance, removendo-os das App Stores para dispositivos Mac, iPhone e outros.
Antes da proibição entrar em vigor, a administração Biden divulgou um comunicado afirmando que a aplicação da lei “deverá ser feita pela próxima administração”. No entanto, isso não impediu que a medida começasse a valer após o pedido de apelação do TikTok na Suprema Corte não ter sucesso.
“A Apple é obrigada a seguir as leis nas jurisdições onde atua. De acordo com a Lei de Proteção dos Americanos contra Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros, os aplicativos desenvolvidos pela ByteDance Ltd. e suas subsidiárias — incluindo TikTok, CapCut, Lemon8 e outros — não estarão mais disponíveis para download ou atualizações na App Store para usuários nos Estados Unidos a partir de 19 de janeiro de 2025.”
A página de suporte da Apple também informa que as pessoas que já têm os aplicativos instalados não perderão o acesso, mas não poderão reinstalá-los em novos dispositivos. Além disso, compras e assinaturas dentro dos aplicativos estão temporariamente inviabilizadas, embora seja possível cancelar assinaturas.
Se você é turista nos EUA, também precisará ficar sem esses aplicativos, já que não poderá baixar ou atualizar enquanto estiver no país.
Lista de aplicativos afetados
- TikTok
- TikTok Studio
- TikTok Shop Seller Center
- CapCut
- Lemon8
- Hypic
- Lark – Team Collaboration
- Lark – Rooms Display
- Lark Rooms Controller
- Gauth: AI Study Companion
- Marvel Snap
Com apenas um dia restante até a nova administração assumir, o TikTok buscou um posicionamento mais claro sobre os riscos legais para provedores como Apple e Google. No entanto, essa declaração não aconteceu, e a Casa Branca chamou a resposta do TikTok de “encenação”.
Por enquanto, a Apple deixou claro que seguirá a legislação vigente, e parece que o Google está adotando a mesma postura. Até o fechamento desta matéria, nem Google, Apple, nem TikTok haviam comentado sobre as solicitações de posicionamento da Visualizer.
Opiniões
É um movimento audacioso da Apple, que quando se trata de seguir a legislação, mostra a seriedade com a qual a empresa trata a privacidade e a segurança dos usuários. Resta saber como os usuários vão reagir a essa situação e se as gigantes da tecnologia vão encontrar uma solução viável nesse cenário complicado.