Atrasos no Desenvolvimento do GPT-5 da OpenAI
Os esforços da OpenAI para desenvolver seu próximo grande modelo, o GPT-5, estão atrasados, de acordo com um novo relatório do The Wall Street Journal. Os resultados ainda não justificam os enormes custos envolvidos nesse processo.
Essa informação ecoa um relatório anterior do The Information, que sugeria que a OpenAI está buscando novas estratégias, pois o GPT-5 pode não representar um avanço tão significativo quanto os modelos anteriores.
Desenvolvimento do modelo Orion
O artigo do WSJ traz detalhes adicionais sobre os 18 meses de desenvolvimento do GPT-5, que possui o codinome Orion.
- A OpenAI completou pelo menos duas grandes rodadas de treinamento, visando melhorar o modelo com a utilização de enormes quantidades de dados.
- A ronda inicial foi mais lenta do que o esperado, sugerindo que uma rodada maior poderia ser onerosa e demorada.
- Embora o GPT-5 apresente um desempenho superior aos modelos anteriores, ele ainda não avançou o suficiente para justificar os custos para mantê-lo em operação.
Além disso, o WSJ informou que, em vez de se basear apenas em dados publicamente disponíveis e acordos de licenciamento, a OpenAI contratou pessoas para gerar novos dados, seja por meio de codificação ou resolução de problemas matemáticos. A empresa também está utilizando dados sintéticos criados por outro de seus modelos, o o1.
A OpenAI não respondeu imediatamente ao pedido de comentário. Vale lembrar que a empresa já havia afirmado que não lançará um modelo com o codinome Orion este ano.
Considerações Finais
Esses atrasos levantam questões sobre a capacidade da OpenAI de entregar inovações significativas e a viabilidade econômica de seus projetos futuros. O que você acha sobre isso? Será que a OpenAI conseguirá dar a volta por cima e nos surpreender novamente?