Automattic Adquire Startup de IA WPAI
A Automattic, conhecida por oferecer serviços de hospedagem no WordPress, anunciou na última segunda-feira a aquisição da WPAI, uma startup que cria soluções de inteligência artificial para a plataforma WordPress. O valor da transação não foi divulgado.
A WPAI possui alguns produtos notáveis, como o CodeWP, uma ferramenta que utiliza IA para criar plugins de WP; o AgentWP, um assistente de IA voltado para construtores de sites em WordPress; e o WP Chat, um chat inteligente para esclarecer dúvidas relacionadas ao WordPress. O blog da WPAI anunciou que o CodeWP e o AgentWP deixarão de operar em sua forma atual e serão integrados na oferta da Automattic futuramente.
Em sua declaração sobre a aquisição, a Automattic destacou que a equipe fundadora da WPAI se juntará à empresa para liderar o desenvolvimento de recursos de IA para WordPress. “Eles estarão focados em testar, criar e integrar soluções de IA inovadoras no ecossistema central, redefinindo a forma como usuários e desenvolvedores interagem com o WordPress”, afirmou a Automattic.
Matt Mullenweg, CEO da Automattic, também anunciou a aquisição em seu blog pessoal.
Em comunicado no blog da WPAI, a startup enfatizou que seu foco será em desenvolver soluções de IA aplicadas ao ecossistema WordPress. “Isso inclui desenvolver padrões de IA para WordPress, aprimorar a funcionalidade central da plataforma e criar ferramentas que ajudem os usuários a construir e gerenciar sites melhores. Vamos trabalhar em estreita colaboração com a comunidade WordPress para implementar essas melhorias de maneira consciente, preservando os valores do código aberto”, disse a empresa.
Nos últimos anos, a Automattic já lançou algumas ferramentas de IA para auxiliar os usuários na criação de conteúdos mais claros e concisos. Após essa nova aquisição, a startup provavelmente se concentrará na criação de ferramentas de desenvolvimento e construção de sites baseadas em IA.
A aquisição da WPAI representa a segunda compra da Automattic em apenas dois meses. No mês passado, a empresa adquiriu a Harper, uma concorrente do Grammarly voltada para desenvolvedores, que realiza correções de gramática localmente no dispositivo.
Tanto a Automattic quanto Mullenweg estão envolvidos em uma batalha legal contra a WP Engine, um concorrente no segmento de hospedagem WordPress. A WP Engine acusa Mullenweg de comportamentos antiéticos. Por outro lado, Mullenweg e a Automattic alegam que a WP Engine infringiu a marca registrada “WordPress” e não contribuiu adequadamente para o ecossistema. O juiz do caso indicou no mês passado que o tribunal tomaria algumas medidas cautelares. No entanto, os detalhes da ordem ainda precisam ser definidos.