AWS Lança Iniciativa de Equidade Educacional com Investimento de US$ 100 Milhões
A unidade de computação em nuvem da Amazon, a AWS, anunciou hoje a Iniciativa de Equidade Educacional, que visa fornecer às organizações de educação tecnologias para desenvolver inovações digitais de aprendizado para comunidades sub-representadas. A AWS está se comprometendo a investir US$ 100 milhões em créditos de nuvem para esse esforço ao longo dos próximos cinco anos.
Tom Berry, líder do trabalho educacional na equipe de Impacto e Responsabilidade Social da AWS, explicou que essa iniciativa representa uma mudança na forma como a empresa tradicionalmente aborda esses projetos. Normalmente, esses programas focam em construir iniciativas que capacitam diretamente professores e alunos.
“Agora percebemos, com a experiência que adquirimos trabalhando com a Code.org e outros por um tempo, que as pessoas mais bem posicionadas para impactar estudantes de comunidades carentes são as organizações que constroem experiências locais”, afirmou Berry.
O plano é apoiar centenas de organizações sem fins lucrativos globalmente nos próximos cinco anos e ajudar essas instituições a desenvolver ferramentas para ensinar suas comunidades locais sobre programação e outras habilidades relacionadas à computação. Se necessário, a AWS também oferecerá suporte prático na construção e escalabilidade das aplicações que essas organizações desenvolverão.
A equipe já realizou um projeto piloto com 50 organizações de 10 países diferentes. A Rocket Learning, por exemplo, é uma organização sem fins lucrativos com sede na Índia que melhora o acesso à educação infantil de qualidade para crianças em situação de vulnerabilidade. Essa instituição está utilizando o Amazon Q no AWS Quicksight para criar ferramentas que permitem avaliar a eficácia do conteúdo desenvolvido.
A Code.org, uma famosa organização sem fins lucrativos dedicada a fornecer educação em ciência da computação para escolas de K-12, é outro parceiro inicial (e um parceiro de longa data da Amazon em iniciativas educacionais similares). A Code.org lançou uma nova ferramenta para professores de ciência da computação como parte deste programa, que funciona essencialmente como um assistente de ensino baseado em IA.
“O ponto crítico na educação em ciência da computação que observamos do lado dos professores é que muitos deles são novos na área. Eles não receberam educação em ciência da computação durante a faculdade”, disse Karim Meghji, diretor de produtos da Code.org. “Eles não têm confiança. Eles estão analisando projetos em nosso currículo, que são baseados em projetos. Queremos que os alunos tragam sua própria identidade e expressão para o projeto. Mas aqui está o professor dizendo: eu tenho esse critério. Tenho 20 desses projetos. O que eu vou fazer com isso?”
A nova iniciativa funcionará em paralelo aos programas existentes da Amazon, como o Future Engineer e o programa de bolsas de IA e ML.