Novos Sistemas de Armazenamento de Energia da Bluetti

Novos Sistemas de Armazenamento de Energia da Bluetti

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Novos Sistemas de Armazenamento de Energia da Bluetti

A Bluetti acaba de apresentar seus novos sistemas de armazenamento de energia: o EnergyPro 6K e o Apex 300. O EnergyPro 6K é uma solução fixa de backup para residências, enquanto o Apex 300 foi projetado para fornecer energia portátil em casa, em cabanas fora da rede elétrica, em canteiros de obras ou durante viagens de RV. Ambos os sistemas podem ser escalonados em capacidade e potência para atender às suas necessidades individuais.

Rebranding e Novas Séries de Produtos

Esse lançamento faz parte do rebranding da Bluetti, que agora organiza seus produtos em três séries de soluções de energia. Primeiro, temos os produtos EnergyPro, que requerem instalação profissional. Depois, os sistemas Apex, destinados a demandas de energia mais avançadas, e, por último, a linha Elite, que consiste em estações de energia portátil e geradores solares para um uso mais casual.

Características do Apex 300

O Apex 300 vem equipado com uma saída máxima de 3840W em AC e armazena até 3072Wh em sua bateria LFP. Além disso, ele pode ser combinado com as baterias B300K, B300 e B300S da empresa, incluindo futuras expansões que ainda serão anunciadas. Um ponto interessante é que o Apex 300 tem um consumo de energia em modo de espera de apenas 20W, o que é bastante eficiente para um inversor desse porte, capaz de suportar cargas de 120V e 240V simultaneamente.

Capacidade de Expansão do Apex 300

Vários modelos do Apex 300 podem ser conectados em paralelo, aumentando a saída máxima para 11,52kW – suficiente para alimentar praticamente qualquer aparelho doméstico ou um veículo elétrico. A capacidade de armazenamento pode ser ampliada para 58kWh com três unidades e 18 pacotes de baterias, o que pode manter uma casa funcionando por alguns dias em caso de blecaute, prolongando mesmo o funcionamento se os aparelhos críticos, como geladeiras, sistemas de climatização e bombas de água, forem os únicos a serem alimentados. O sistema ainda suporta até 30.720W de entrada solar e estará disponível em abril nos EUA.

EnergyPro 6K e Suas Vantagens

A Bluetti descreve o EnergyPro 6K como “uma solução de energia residencial confiável, acessível e econômica, ideal para casas pequenas e médias”. Se configurado corretamente, o sistema pode oferecer entre 5.8kW a 29kW de potência e armazenamento que varia de 7.68kWh a 38.4kWh. Ele se integra perfeitamente a sistemas solares existentes e pode ser conectado a uma caixa de distribuição inteligente Bluetti AT1 para fornecer backup em toda a casa para circuitos críticos, além de permitir a troca automática para um gerador sob demanda. A empresa também indica um futuro sistema EnergyPro 13K, que terá entre 13.2kW e 39.6kW de saída, com capacidade de armazenamento entre 9.6kWh e 57.6kWh. A expectativa é que o EnergyPro 6K seja lançado no segundo trimestre de 2025.

Preços e Considerações Finais

Os preços ainda não foram divulgados, mas espera-se que ambos os sistemas comecem na faixa de alguns milhares de dólares, podendo chegar a dezenas de milhares se você optar por uma instalação totalmente equipada.

Em resumo, as novas soluções da Bluetti prometem atender tanto usuários casuais quanto aqueles que buscam uma instalação profissional de maior escala. Você está pensando em investir em tecnologias de armazenamento de energia para sua casa? Com as opções disponíveis, parece ser um bom momento para considerar essa mudança!

Autor

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política