BMW Lança iDrive com Display 3D e IA

BMW Revela Novo Sistema de iDrive com Display 3D

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

BMW Revela Novo Sistema de iDrive com Display 3D

Na última semana de CES, a BMW apresentou um novo sistema operacional iDrive que promete impressionar. O grande destaque é um display heads-up em 3D, que se estende de pilar a pilar ao longo do para-brisa. Essa inovação busca oferecer ao motorista uma experiência mais interativa e segura.

Novidades Inovadoras

Além do HUD 3D, a BMW incluiu um volante remodelado com botões táteis e um sistema de realidade aumentada. Este sistema mostra direções de navegação e informações sobre assistência ao motorista, integrando tudo com dados da estrada. O mais surpreendente é que a montadora decidiu eliminar o tradicional conjunto de medidores e substituí-lo por versões digitais personalizáveis, projetadas diretamente no para-brisa.

Uma Nova Perspectiva em Design

Christian Bauer, chefe de digital e UX da BMW, comentou em uma prévia para jornalistas que a empresa adotou uma abordagem diferente no design da experiência do usuário. “Mover o display em direção à estrada irá ajudar os motoristas a tomarem decisões mais rápidas, facilitando a concentração na direção”, disse ele.

O Futuro da Linha X da BMW

O novo sistema irá estrear no próximo SUV da classe X, que está sendo desenvolvido na plataforma elétrica Neue Klasse e deve ser lançado no final de 2025.

Seguindo Tendências Minimalistas

A BMW, assim como outras montadoras, está seguindo o caminho da Tesla, reduzindo telas e botões dentro do veículo. Embora a BMW não seja a primeira a remover o painel de instrumentos tradicional, essa mudança é marcante, especialmente para uma marca conhecida como a “Máquina de Dirigir Suprema”, cujo público historicamente prefere os medidores clássicos.

Uma Experiência Conectada

Apesar de algumas preocupações iniciais de membros do conselho quanto a essa nova abordagem, o CTO Frank Weber acredita que a decisão trará benefícios. Segundo ele, a nova configuração não é como ter uma tela de vídeo no carro, mas sim uma camada adicional de realidade aumentada que conecta mais o motorista ao veículo e à estrada.

Display de HUD Personalizável

A BMW já havia apresentado o novo display de heads-up, chamado de BMW Panoramic iDrive, em CES 2023. Agora, o display 3D oferecerá informações como velocidade, assistência ao motorista e dados de navegação, tudo personalizável para que os motoristas possam ver o que acham relevante.

Interface de Infotainment Revitalizada

Além do HUD, a BMW apresentou uma nova tela de infotainment em formato de losango, permitindo que os usuários personalizem a interface ao arrastar e soltar aplicativos de uso frequente. Está previsto um loja de aplicativos da BMW no futuro, oferecendo pacotes e serviços pagos.

Inteligência Artificial em Ação

A nova plataforma utilizará inteligência artificial para “aprender” com o comportamento do usuário. Por exemplo, se um motorista costuma dirigir por uma estrada sinuosa após o trabalho, as opções relacionadas a isso aparecerão frequentemente na tela central.

Steering Wheel Reinventado

A BMW também fez mudanças significativas no volante do novo modelo da Neue Klasse. Com mais botões técnicos e feedback tátil, a interação promete ser mais intuitiva e dinâmica.

O que Esperar para o Futuro

Embora a demonstração do novo HUD e dos botões táteis tenha sido feita em uma simulação de realidade virtual, a BMW garante que a nova tecnologia estará disponível em seus veículos a partir do final de 2025. Será que esses avanços realmente transformarão a experiência de direção?

Autor

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política