Roborock inova com braço robótico no novo aspirador Saros Z70
A Roborock apresentou uma nova adição ao seu mais recente modelo de aspirador robô: um braço robótico articulado. Esse braço, diferentemente do acessório pequeno que a empresa mostrou no S8 MaxV Ultra no ano passado, tem capacidade para de movimentar-se com flexibilidade. Ele emerge do centro do Saros Z70 e serve para recolher itens como meias e lenços enquanto o aparelho limpa os pisos.
Uma visão do futuro na limpeza doméstica
A equipe da Visualizer teve a oportunidade de ver o Saros Z70 em ação antes de seu lançamento na CES 2025. O braço realmente funciona bem, mas, como mencionado, sua operação é bastante lenta. Durante a demonstração, levou cerca de um minuto para pegar e mover cada meia em seu caminho. O braço é limitado a itens leves, como meias, lenços e sandálias que pesem menos de 300 gramas. A Roborock promete que mais objetos poderão ser incluídos no futuro, mas não se comprometeu a aumentar essa capacidade de peso.
Como funciona o braço do Saros Z70
- O braço é intitulado OmniGrip, sendo o primeiro braço robótico dobrável em massa com cinco eixos.
- Ele pode se desfazer, estender e torcer em direções horizontais e verticais.
- Inclui uma câmera e um LED para visualizar os objetos e sensores para detectar peso e posicionamento, evitando obstáculos quando erguido.
Processo de limpeza inteligente
Durante a primeira limpeza, o Z70 marca e detecta objetos que pode levantar. Depois, ele retorna para ativar o braço, movendo os itens para áreas já limpas. Por fim, pode ser programado para retornar uma terceira vez para guardar esses itens em um local que você define no aplicativo da Roborock, como perto de um armário ou em uma cesta.
Características e desempenho
Entre as qualidades do Saros Z70, destaca-se uma potência de sucção impressionante de 22,000Pa. O sistema de mopos também é interessante, permitindo que eles levantem 2.2cm para não molhar carpetes. O robô possui uma altura de pouco menos de 8cm, o que o permite passar sob sofás baixos.
Além disso, ele pode ser emparelhado com um novo dock autolimpo. Isso significa que, no lugar de precisar esvaziar o reservatório de sujeira manualmente, o robô descansa no dock e se despede da poeira automaticamente.
Melhorias no reconhecimento de objetos
Uma atualização futura que a Roborock pretende disponibilizar envolve um novo sistema de navegação e reconhecimento de obstáculos chamado StarSight Autonomous System 2.0. Essa tecnologia permitirá ao Roborock reconhecer objetos específicos, facilitando o resgate de itens perdidos, como um ursinho de pelúcia ou uma bolsa.
Outras novidades na linha Saros
Junto ao Saros Z70, a Roborock revelou também dois outros modelos, o Saros 10R e o Saros 10, ambos com características semelhantes, mas com diferenças principalmente na tecnologia de navegação e mapeamento.
Considerações finais
Embora o braço robótico seja uma inovação intrigante, ele parece mais um protótipo do que uma solução definitiva. Contudo, a evolução dos modelos Saros pode realmente mudar a forma como limpamos nossas casas. Quem diria que estaríamos vivendo em um futuro onde robôs podem até recolher meias?