OpenAI Permite Cadastro no ChatGPT Usando Apenas Número de Telefone
A OpenAI iniciou os testes de uma nova funcionalidade que permite a novos usuários do ChatGPT se registrarem apenas com um número de telefone, sem a necessidade de um e-mail. Essa novidade foi identificada pelo engenheiro de software Tibor Blaho e está disponível em fase beta nos EUA e na Índia.
Como Funciona o Cadastro
Com essa nova opção, os usuários podem criar uma conta na plataforma de chatbot da OpenAI fornecendo apenas seu número de telefone. No entanto, existem algumas restrições importantes:
- Usuários que se inscrevem usando um número não podem mudar para um dos planos pagos da OpenAI, como o ChatGPT Plus ou o ChatGPT Pro, sem verificar a conta via e-mail.
- A autenticação de múltiplos fatores também não é suportada sem um e-mail válido.
- Uma vez que um número é usado para criar uma conta, ele fica bloqueado de ser utilizado para novas contas.
A OpenAI explicou que reutilizar ou reciclar números de telefone pode causar erros e que, atualmente, não há solução alternativa. “Você precisaria entrar em contato com o suporte ou aguardar até uma atualização futura do sistema, prevista para 2025, que pode resolver essa questão,” disse a empresa em uma nova sessão de perguntas e respostas em seu site.
Expansão e Novos Recursos
A OpenAI não tem planos de expandir o cadastro por telefone para outras regiões. A empresa busca maneiras de aumentar seu alcance, especialmente possibilitando o uso do ChatGPT a um número maior de pessoas. Em dezembro, a OpenAI lançou uma experiência que permite a usuários nos EUA interagir com o ChatGPT por telefone gratuitamente durante 15 minutos mensais. Além disso, a OpenAI integrou o ChatGPT ao WhatsApp, embora com funcionalidades limitadas e um número restrito de interações por dia.
Crescimento e Finanças
Atualmente, o ChatGPT conta com mais de 300 milhões de usuários semanais, contribuindo com bilhões para os cofres da empresa. De acordo com a CNBC, a OpenAI espera uma receita de $3,7 bilhões em 2024.
No entanto, a companhia ainda está longe de ser lucrativa. Apesar de ter levantado mais de $6,6 bilhões apenas no ano passado, a OpenAI reportou uma perda de $5 bilhões no ano fiscal de 2024, devido a despesas como aluguel de escritório, contratação de pessoal e infraestrutura de treinamento de IA. A empresa está considerando aumentar o preço de suas assinaturas, uma vez que o CEO Sam Altman afirmou que a OpenAI está perdendo dinheiro com seu plano mais caro.
Considerações Finais
A nova funcionalidade de cadastro com telefone apresenta um passo interessante para facilitar o acesso ao ChatGPT, mas as restrições ainda podem ser um obstáculo para muitos usuários. Além de expandir sua base de clientes, a OpenAI precisa encontrar um equilíbrio para se tornar lucrativa sem comprometer a experiência do usuário.