Cohere: A Revolução da IA e Parcerias Estratégicas
A Cohere é uma das startups de IA mais conhecidas fora do radar da OpenAI e Anthropic, alcançando uma avaliação de US$ 5,5 bilhões em julho deste ano, conforme reportamos anteriormente. Isso a coloca como um dos líderes no setor.
Co-fundada por um dos autores do artigo “Attention is All You Need“, que ajudou a lançar a revolução dos LLM (Modelos de Linguagem de Grande Escala), a Cohere está baseada em Toronto e San Francisco. Ao contrário de empresas como a Anthropic, a Cohere não possui um chatbot consumer viral, focando sua tecnologia em soluções para o mercado corporativo.
Parcerias com a Palantir
No último mês, enquanto a Anthropic fez manchetes por um acordo com a Palantir e AWS para vendas de IA a clientes do setor de defesa, descobrimos que a Palantir é também parceira da Cohere. Informações indicam que os modelos da Cohere já estão em uso em vários clientes da Palantir, conforme discutido em uma apresentação em vídeo.
O vídeo é de uma apresentação realizada em novembro de 2024 durante o DevCon1, a primeira conferência de desenvolvedores da Palantir. Durante a apresentação, o engenheiro da Cohere e ex-funcionário da Palantir, Billy Trend, destacou que a Cohere já está utilizando sua tecnologia em clientes da Palantir.
“É isso que me deixa animado em trabalhar com a Palantir. Vamos fornecer muitos detalhes sobre como conseguimos atender seus clientes”, afirmou Trend.
No vídeo, Trend se concentrou em detalhes técnicos. Embora não tenha nomeado clientes específicos, mencionou uma implementação da IA da Cohere para um cliente da Palantir que possui “restrições muito rigorosas” sobre onde pode armazenar seus dados e deseja realizar inferências em árabe, o que representa uma grande oportunidade para a Cohere.
Acesso e Uso da Tecnologia
Os clientes da Palantir podem acessar os modelos mais recentes da AI da Cohere por meio de “módulos de computação” dentro do Foundry. Vale ressaltar que o Foundry, uma das plataformas principais da Palantir, é voltado mais para clientes comerciais, ao contrário do Gotham, que foi projetado para agências de defesa e inteligência.
Embora ainda não saibamos quais organizações estão utilizando a Cohere por meio da Palantir, isso sugere que as indústrias envolvidas podem ser de grande porte.
A Palantir colabora com enormes empresas, como a Airbus, mas também se destaca pelo trabalho próximo com agências de defesa e inteligência dos EUA, publicando recentemente um manifesto sobre como reestruturar o setor de tecnologia de defesa.
Transparência e Parcerias
A Cohere anunciou parcerias com grandes empresas de tecnologia, como a Fujitsu, mas se manteve discreta sobre acordos com a Palantir. Perguntamos à Cohere se poderia especificar se sua IA está sendo utilizada para fins militares ou relacionados à inteligência, assim como qual é a política geral da empresa em relação a esses tipos de implantações. A Cohere optou por não comentar.
A Palantir também não comentou imediatamente. Já a OpenAI, também está sendo utilizada no setor de tecnologia de defesa, com notícias recentes sobre um acordo com a Anduril.