Desafios dos Consultores Financeiros em Busca de Novos Clientes
Os consultores financeiros enfrentam um grande obstáculo ao tentar conquistar novos clientes: as abordagens frias raramente funcionam. Muitas vezes, a única forma eficaz de encontrar um bom prospecto é recorrer à rede de contatos em busca de indicações ou explorar plataformas como LinkedIn, Pitchbook ou ZoomInfo, na esperança de conseguir uma reunião, que pode ou não resultar em uma conversão.
Eden Ovadia aprendeu isso enquanto trabalhava no Boston Consulting Group, ajudando grandes instituições financeiras com suas estratégias de crescimento: “[Os consultores financeiros] não têm como qualificar esses leads ou alcançar seu nicho específico em grande escala, com isso, eles gastam uma média de 58 horas perseguindo prospectos não qualificados antes de converter um único cliente”, disse ela em uma entrevista ao Visualizer.
A Oportunidade para Consultores Independentes
O problema parece ser ainda pior para os consultores independentes, que frequentemente não contam com uma grande equipe dedicada à prospecção ou à busca de leads qualificados. Ovadia identificou uma oportunidade nesse cenário e, com a ajuda de suas duas cofundadoras, Victoria Toli e Theo Janson, fundou a Finny com um objetivo simples: construir um agente de IA que pudesse conectar consultores a prospectos que atendem aos seus critérios de busca.
Após um consultor financeiro se inscrever e informar o que procura, a Finny realiza uma busca em seu banco de dados para selecionar potenciais clientes no nicho de atuação do consultor. A startup também fornece uma pontuação de priorização, que é basicamente uma pontuação de compatibilidade, pois é baseada nas chances previstas de um cliente se converter.
Leads Quentes e Oportunidades Futuras
Dessa forma, a Finny tem o potencial de oferecer o que pode ser quase qualificado como um “lead quente”, ajudando consultores a encontrar clientes com maiores chances de conversão.
A plataforma ainda sugere os canais ideais para contatar prospectos prioritários, gerencia os follow-ups e agenda reuniões.
Logo após sua fundação, no final de 2023, a Finny ingressou no Y Combinator e participou do lote de verão de 2024. A empresa lançou um MVP em maio de 2024 e agora levantou US$ 4,2 milhões em uma rodada de seed, co-liderada pela Maple VC e HNVR, com a participação de Crossbeam Ventures, Liquid 2, e Y Combinator. Investidores anjo como Kunal Kapoor (CEO da Morningstar), Tomer London (CPO da Gusto) e Dan Westgarth (COO da Deel) também fizeram investimentos.
Crescimento Apesar das Dificuldades
Nos seis meses desde seu lançamento, a startup informa que seu faturamento aumentou 150% a cada mês, e já atende mais de 40 clientes. Além disso, cerca de 250 empresas qualificadas e avaliadas estão na lista de espera. A Finny, que monetiza através de assinaturas e taxas de sucesso, afirmou que dobrou seu faturamento desde o Demo Day do YC em setembro.
A empresa inicialmente se direcionou a consultores financeiros independentes, pois seus cofundadores observaram que eles têm menos recursos em comparação aos consultores de grandes instituições. No entanto, a startup notou recentemente uma mudança de mercado em direção aos bancos, indicando uma oportunidade significativa nesse setor também.
“Nossa base de clientes é composta por mais de 90% de RIAs [Registered Investment Advisors], mas estamos em processo de testes com alguns dos maiores bancos”, disse Ovadia.
Planos de Expansão e Concorrência no Mercado
Com o novo capital, a Finny planeja expandir sua equipe de engenharia e aprimorar seu produto. A startup conta atualmente com sete colaboradores.
Entre seus concorrentes estão ZoomInfo, LinkedIn Sales Navigator, Crunchbase e Pitchbook. Outros pares podem ser os marketplaces que conectam clientes a consultores. Plataformas como Farther, Savvy Wealth e Robinhood oferecem serviços de gestão de patrimônio.