Samsung e Google Introduzem o Eclipsa Audio
A Samsung e o Google estão prontos para lançar um novo padrão, o Eclipsa Audio. Esse formato permitirá experiências de áudio 3D em alguns vídeos do YouTube ainda este ano. O suporte estará disponível na linha de TVs e soundbars da Samsung para 2025.
Nos últimos anos, a Samsung optou por não incluir o Dolby Vision HDR para metadados dinâmicos de HDR, preferindo promover sua alternativa, o HDR10 Plus. Agora, parece que a empresa está disposta a fazer um movimento semelhante em direção ao suporte a áudio 3D open-source.
Eclipsa Audio: Uma Alternativa ao Dolby Atmos
O Eclipsa Audio poderia se tornar uma alternativa gratuita ao Dolby Atmos, o formato de áudio 3D predominante que fabricantes como a Samsung precisam pagar pelos direitos de licenciamento para TVs e equipamentos. De acordo com a Samsung, assim como o Atmos, esse formato de áudio permite ajustes na “informação sonora, como localização e intensidade dos sons, além de reflexões espaciais”, criando uma experiência tridimensional.
As duas empresas anunciaram pela primeira vez sua parceria para desenvolver tecnologia de áudio espacial em 2023, inicialmente chamando-a de Immersive Audio Model and Formats (IAMF). Na ocasião, WooHyun Nam, chefe de áudio espacial da Samsung, afirmou que o formato forneceria “um framework completamente open-source para áudio 3D, desde a criação até a entrega e reprodução”.
Adoção pelo Alliance for Open Media
As especificações do IAMF também foram adotadas pela Alliance for Open Media, um grupo que defende o suporte a codecs livres de royalties desde 2015 e conta com empresas como Amazon, Apple, Microsoft e Netflix — além da Samsung e do Google — como membros. Se essas empresas também adicionarem suporte para esse formato de áudio, isso pode ajudar a sua popularização, embora tenha levado anos para o codec de vídeo AV1 ganhar mais uso.
Certificação para Garantir Qualidade
A Samsung e o Google estão criando um programa de certificação com a Telecommunications Technology Association “para garantir uma qualidade de áudio consistente” entre os dispositivos que usam o formato. Isso é semelhante ao que empresas como Dolby e THX fazem na gestão de rotulação de suas especificações.
Nos próximos dias, esperamos ouvir mais sobre o Eclipsa Audio, uma vez que a CES 2025 começa na próxima semana.
Opinião: É empolgante ver a Samsung e o Google se unindo para criar um novo padrão de áudio. O Eclipsa Audio promete não apenas democratizar a experiência de som 3D, mas também trazer novas possibilidades para os criadores de conteúdo. Estamos ansiosos para ver como isso se desenvolverá no mercado!