EUA Impõem Sanções a Rússia e Irã por Interferência Eleitoral

Sanções dos EUA a Organizações da Rússia e Irã

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Sanções dos EUA a Organizações da Rússia e Irã

Os Estados Unidos impuseram sanções a várias organizações da Rússia e do Irã que tentaram interferir nas eleições presidenciais de 2024. O Departamento do Tesouro anunciou essa medida nesta terça-feira, afirmando que essas instituições tentaram “instigar tensões sociopolíticas” e influenciar os eleitores.

Atividades suspeitas da Rússia

Uma das organizações sancionadas é o Centro de Especialização Geopolítica, com sede em Moscovo. Este grupo tem vínculos com a Diretoria Principal de Inteligência da Rússia (GRU) e desenvolveu um servidor para hospedar suas ferramentas de IA. A intenção era evitar serviços de hospedagem estrangeiros que pudessem bloquear suas atividades. Usando essas ferramentas, a organização gerou rapidamente desinformação, que foi disseminada em dezenas de sites de notícias falsos. Eles também forneceram fundos a empresas sediadas nos EUA para manter seu servidor de IA e operar uma rede de pelo menos 100 sites envolvidos na sua campanha de desinformação.

Manipulação de Vídeo

Além disso, a organização russa manipulou um vídeo para fazer acusação infundadas contra um candidato a vice-presidente de 2024. Em outubro, os EUA acusaram a Rússia de produzir um vídeo que tentava difamar o companheiro de chapa da vice-presidente Kamala Harris, Tim Walz.

Sanções ao Irã

O Departamento do Tesouro dos EUA também sancionou o Cognitive Design Production Center, uma subsidiária do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC), por planejar interferir nas eleições desde, pelo menos, 2023. Nas semanas que antecederam o pleito, o Departamento de Justiça dos EUA acusou cidadãos iranianos de realizar um ciberataque contra a campanha do então presidente eleito Donald Trump.

Campanhas de Desinformação

O governo também recebeu a informação de que a OpenAI baniu contas do ChatGPT associadas a uma operação de influência iraniana.

Declaração do Departamento do Tesouro

“Os governos do Irã e da Rússia miraram em nossos processos e instituições eleitorais e tentaram dividir o povo americano através de campanhas de desinformação direcionadas”, disse Bradley Smith, o subsecretário interino do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, em um comunicado à imprensa.

Reflexão Final

Essas sanções ressaltam a seriedade com que os EUA estão enfrentando as tentativas de interferência externa em seu processo eleitoral. A desinformação é uma arma poderosa e, como vimos, pode ter impactos significativos. É crucial que tudo isso nos faça refletir sobre a importância de consumir notícias de fontes confiáveis.

Autor

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política