Gastos Online Aumentam 3% e Batem Recorde de $1,2 Trilhão Durante as Compras de Fim de Ano
Os gastos online tiveram um aumento de 3%, alcançando um recorde de $1,2 trilhão globalmente durante o período de festas. Nos Estados Unidos, as vendas cresceram 4%, totalizando $282 bilhões.
Essas informações são de um novo relatório da Salesforce, que reuniu dados de suas diversas plataformas em nuvem, como Agentforce, Commerce Cloud, Marketing Cloud e Service Cloud. O estudo abrangeu 1,5 bilhão de consumidores em vários países entre 1º de novembro e 31 de dezembro de 2024.
Expectativas e Realidade
De maneira geral, os números ficaram um pouco abaixo das previsões da Salesforce, que esperava um crescimento de vendas online de 2% ($1,19 trilhão). Apesar disso, datas marcantes se destacaram: as transações da Black Friday subiram 5%, alcançando $74,4 bilhões em vendas, enquanto as vendas do Cyber Monday cresceram 3%, totalizando $49,7 bilhões. O Dia de Ação de Graças também teve um resultado positivo, gerando $33,6 bilhões em vendas globais, um aumento de 6%.
Desafios com Retornos
No entanto, há um fator que pode impactar esses números: uma taxa de devoluções mais alta do que o normal. A Salesforce informou que os consumidores já recuperaram $122 bilhões em mercadorias devolvidas, um aumento de 28% em relação ao ano passado. Esse montante pode subir para $133 bilhões, conforme projeta o relatório.
A Influência da Inteligência Artificial
A diretora de insights do consumidor da Salesforce, Caila Schwartz, destaca que isso é “uma causa de preocupação”, mas também menciona que outras forças podem ajudar a equilibrar esses resultados. De fato, a Salesforce está entre várias empresas do mercado que estão investindo em soluções de IA para varejistas, com a expectativa de que esses investimentos levarão a custos operacionais menores e a canais de vendas mais personalizados e engajadores para os clientes.
De acordo com a Salesforce, a IA e os agentes influenciaram os gastos de fim de ano em aproximadamente $229 bilhões por meio de ofertas direcionadas, suporte personalizado e recomendações de produtos, representando um aumento de 6% ano a ano. O uso de atendimento ao cliente com suporte de IA também subiu 42%.
Projeções Futuras
Schwartz enfatiza: “Os varejistas que adotaram IA e agentes já estão vendo os benefícios, mas essas ferramentas serão ainda mais críticas no próximo ano, à medida que os varejistas buscam minimizar as perdas de receita devido a devoluções e reengajar os compradores”.