GM Descontinue Financiamento do Serviço de Robotáxi Cruise
A General Motors (GM) anunciou que não irá mais financiar seu serviço de robotáxi Cruise, com o objetivo de concentrar o desenvolvimento de veículos autônomos em automóveis de propriedade pessoal.
A empresa informou que os funcionários da Cruise serão integrados às suas equipes internas que trabalham em sistemas avançados de assistência ao motorista e em projetos de veículos autônomos de propriedade pessoal.
“Em consonância com as prioridades de alocação de capital da GM, a empresa não irá mais financiar o desenvolvimento do serviço de robotáxi da Cruise, devido ao considerável tempo e recursos necessários para expandir o negócio, em um mercado de robotáxi cada vez mais competitivo”, declarou a montadora em um comunicado divulgado nesta terça-feira.
A decisão da GM pode resultar em demissões na Cruise, embora nenhuma tenha sido anunciada até o momento. O que está claro é que os testes da Cruise no Arizona e no Texas serão interrompidos enquanto a empresa decide os próximos passos.
A GM precisará recomprar suas ações restantes da Cruise, uma vez que possui 90% da empresa. Em seguida, o conselho da Cruise determinará os próximos passos, que podem incluir reestruturação, demissões ou até mesmo o fechamento completo.
A interrupção do serviço de robotáxi da Cruise ocorre em um momento turbulento para os veículos autônomos. Enquanto a Waymo, do Alphabet, continua a explorar novos mercados, outros empreendimentos enfrentaram dificuldades. O caso mais notável foi o da Argo AI, que encerrou suas atividades em 2022 após a Ford e a Volkswagen retirarem seu financiamento.
Desenvolvimentos futuros estão a caminho.