Google e Associated Press colaboram para aprimorar o app Gemini
No intuito de tornar o aplicativo de chatbot Gemini uma plataforma mais completa, a Google anunciou uma parceria com a Associated Press para criar “um feed de informações em tempo real” dentro do Gemini.
Jaffer Zaidi, vice-presidente de parcerias de notícias globais da Google, destacou que o objetivo é “aumentar ainda mais a utilidade dos resultados” na experiência do usuário do Gemini.
“À medida que desenvolvemos novas ofertas e produtos de IA, estamos identificando tipos específicos de informações e dados que podem ajudar a melhorar nossos produtos e serviços para as pessoas em todo o mundo”, escreveu Zaidi em um post no blog. “Esse novo feed será particularmente útil para nossos usuários que procuram informações atualizadas.”
Embora Zaidi não tenha dado detalhes sobre quando essa funcionalidade estará disponível no Gemini, nem se será acessível a todos os usuários em todas as regiões, a expectativa é grande.
Parcerias no setor de IA e jornalismo
A Google já tem uma parceria de longa data com a Associated Press, e não é a única empresa do setor de IA que busca colaborar com organizações de notícias para melhorar a precisão de suas tecnologias. A OpenAI, por exemplo, formou parcerias com publicações como o Financial Times, Axel Springer e o News Corp, dono do The Wall Street Journal.
Além disso, o motor de busca de IA, Perplexity, lançou um programa que permite que publicações ganhem uma receita adicional quando seu conteúdo é mencionado nos resultados de busca. Várias dessas parcerias incluem componentes de treinamento, onde os editores autorizam os vendedores de IA a treinarem seus modelos com os seus arquivos.
Pese embora as promessas, muitos acordos com publicadores não têm demonstrado melhorias significativas nos produtos das empresas de IA. Um estudo recente da Columbia University revelou que o chatbot alimentado por IA da OpenAI, ChatGPT, frequentemente cita incorretamente conteúdos, mesmo de publicações que mantêm acordos com a OpenAI.
A realidade do setor de notícias
A situação financeira do setor de notícias está difícil e, a julgar pela pressão sobre muitas redações, é esperado que mais veículos tentem garantir qualquer acordo que consigam. O cenário é complexo e reflete os desafios enfrentados por todos na indústria.
Por fim, fica a reflexão: será que essas parcerias entre empresas de tecnologia e veículos de comunicação realmente trarão benefícios concretos para a qualidade da informação? Apenas o tempo dirá.